No mundo dos ingredientes hidratantes, há um punhado de que você ouve falar várias vezes e percebe todo o burburinho (estamos falando de você, ácido hialurônico). Mas permita-nos apresentá-lo a um dos heróis desconhecidos do grupo – o pantenol. Também conhecida como provitamina B5 ou D-Pantenol, é encontrada em uma ampla gama de produtos para a pele, maquiagem e cuidados com o cabelo, graças às suas excelentes qualidades hidratantes.
Funciona de várias maneiras diferentes, tanto como umectante, atraindo e retendo a água na pele, quanto como emoliente, suavizando e amaciando a pele.
Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o Pantenol?
O que é Pantenol?
O pantenol é a provitamina – um precursor ou substância que o corpo pode converter em uma vitamina específica – para B5. Nesse caso, quando o pantenol é aplicado topicamente, ele é rapidamente convertido em vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico.
Ao contrário de outros ingredientes hidratantes comuns, como o ácido hialurônico , o pantenol tem a vantagem adicional de atuar como umectante e emoliente. Os umectantes atraem e ligam a água à pele, enquanto os emolientes selam as rachaduras na pele, mantendo a água presa.
Essas habilidades hidratantes, o tornam um ingrediente principal não apenas para muitos produtos de cuidados com a pele, mas também para cabelos e maquiagem.
Em quais produtos encontramos o Pantenol?
O pantenol é encontrado em vários produtos para partes diferentes do corpo e você certamente já faz uso de algum produto com esse ativo na sua rotina. Sério, dê uma olhadinha rápida nas embalagens dos seus produtos de uso diário, temos certeza que você irá encontrar alguma fórmula com pantenol!
Pantenol em produtos para cabelo
Para os cabelos ele é responsável por aumentar a maciez e o brilho; é por isso que geralmente aparece em produtos como condicionadores e leave-ins.
Pantenol nas maquiagens
Na maquiagem, é usado pelas qualidades emolientes e hidratantes. Se você não vir pantenol no rótulo do ingrediente, procure qualquer um de seus outros pseudônimos como: Provitamina B5, butanamida e álcool d-pantotenílico. São a mesma coisa!.
Pantenol para a saúde da pele
O pantenol é bem tolerado pela maioria das peles e é uma excelente opção para reduzir a irritação ao mesmo tempo, em que melhora a função de barreira da pele.
Além de ser um ótimo hidratante, ele ativa a produção de células essenciais para a cicatrização de feridas e fortalecimento da barreira cutânea. (Como um lembrete rápido, a barreira da pele é a camada mais externa da pele, desempenhando um papel essencial na manutenção de toxinas e irritantes e umidade bloqueada.)
Benefícios do pantenol para a pele

Além da sua função hidratante de alto nível, o pantenol também tem outros benefícios, principalmente no que diz respeito a acalmar a pele e promover a cicatrização de feridas. Conheça alguns deles:
Melhora a retenção de umidade na pele:
O pantenol penetra nas camadas inferiores da pele e fazendo com que a água penetre nas células, retendo a umidade nas profundezas do tecido.
Previne a perda de água transepidérmica:
Além de reter a umidade da pele, também ajuda a estimular as células que aumentam a função de barreira da pele. Uma barreira forte, saudável e intacta retém a umidade e evita que ela escape.
Ajuda na cicatrização de feridas:
Essas mesmas células que aumentam a função de barreira da pele também são importantes para a cicatrização de feridas, e é por isso que o pantenol é frequentemente usado para pequenas lesões na pele. Curiosidade: alguns tatuadores costumam recomendar que seus clientes usem um creme hidratante com pantenol depois de fazer uma tatuagem .
Oferece benefícios anti-inflamatórios:
Em estudos, o pantenol demonstrou ter um efeito anti-inflamatório na vermelhidão induzida por UV, e é por isso que é frequentemente encontrado em pomadas usadas para queimaduras solares. Da mesma forma, também pode ajudar a reduzir a coceira em pessoas que lidam com dermatite.
Quais sãos os efeitos colaterais do pantenol
Como já citamos, o pantenol é geralmente bem tolerado pela maioria das pessoas. Como com qualquer outro ingrediente, uma alergia é sempre possível, embora a probabilidade aqui seja baixa. Se estiver preocupado, você sempre pode testar uma pequena quantidade em outro lugar do corpo antes de aplicá-lo em toda a pele.
Resumo sem Filtro
No artigo de hoje falamos de um ingrediente que você já cruzou com ele por aí, mas talvez não tenha dado o seu devido reconhecimento. O pantenol, D-Pantenol ou Provitamina B5, não importa como você vai chamá-lo, é um super agente hidratante, cicatrizante, anti-inflamatório.
Fala pra gente: você já conhecia todo o potencial do Pantenol? Queremos conhecer a sua experiência.