O ácido hialurônico é um potente ativo hidratante e antioxidante que tem sido cada vez mais utilizado na indústria de cosméticos, dermocosméticos e também em procedimentos estéticos. E a hidratação, contudo, é apenas um de seus benefícios. Ele é o queridinho da pele hidratada, rejuvenescida e luminosa.
O ácido hialurônico foi descoberto em meados de 1934 pelos cientistas Karl Meyer e John Palmer, estudantes da universidade nova iorquina Columbia University. Contudo foi só lá na década de 60 que os outros dois pesquisadores, Balazs e Denlinger, encontraram o ácido hialurônico em alta concentração em outros tecidos. Foi a partir daí que começaram as pesquisas sobre sua presença e papel no organismo. Também começaram a se cogitar a possibilidade de utilizar esse ativo para fins médicos.
Assim sendo, trouxemos até você este artigo com muitas informações sobre este ativo, tudo nos mínimos detalhes. Afinal de contas, nada como conhecer profundamente os ativos que entram em contato com – ou preenchem – a nossa pele, não é mesmo?
O que é ácido hialurônico?
Antes de mais nada, é importante saber que nosso próprio organismo produz naturalmente ácido hialurônico. Ou seja: ele faz parte de nós desde o nascimento. O AH é uma molécula de açúcar que é capaz de reter em si uma grande quantidade de água. Para você ter uma ideia desse poder, ele pode reter até mil vezes seu peso em água. Uma quantidade e tanto, não é?
É possível encontrá-lo, por exemplo, em nossas articulações, na pele e mesmo em nossos globos oculares. Contudo, a maior parte dele – cerca de 50% – é encontrado em nossa pele mesmo. Nela, o ácido hialurônico preenche aquele espacinho entre as células. Esse preenchimento dá à pele mais hidratação e elasticidade, garantindo um aspecto uniforme e lisinho.
Mas como tudo que é bom uma hora acaba, a partir dos 25 anos a produção dele começa a diminuir, por conta do envelhecimento natural do nosso organismo. Essa perda traz aqueles probleminhas do envelhecimento dos quais todos fugimos: mais flacidez da pele, perda de hidratação que traz mais ressecamento e rigidez, afetando também o brilho, a maciez e a textura da pele. É por isso que produtos que contém ácido hialurônico costumam fazer tanto sucesso. Afinal de contas, eles nos ajudam a repor o ácido hialurônico perdido.
O ácido hialurônico pode ter pesos diferentes
O ácido hialurônico não é formado de uma molécula única e igualzinha em todos os casos. Ele pode ter pesos moleculares diferentes, e isso é levado em consideração na hora de inseri-lo em cosméticos. Os ácidos hialurônicos com peso molecular maior ficam mais na superfície da pele. Ali ele vai absorver água do ambiente e retê-la, dando aquele plus na hidratação da pele.
Já aqueles com baixo peso molecular podem penetrar mais fundo na pele. E quando ele está nas camadas mais profundas da pele, ele não só hidrata, mas também estimula a produção natural de mais ácido hialurônico. É por isso que hoje em dia já encontramos cosméticos com mais de um tipo de ácido hialurônico. Há inclusive produtos com oito tipos de AH e moléculas de 3 pesos diferentes. É uma excelente forma de otimizar os resultados na pele.
O ácido hialurônico pode ser de tipos diferentes
Como falamos acima, não há uma única forma de ácido hialurônico disponível. Neste caso temos, por exemplo, o ácido hialurônico reticulado e o não reticulado. Essa denominação define a finalidade do seu uso.
O reticulado é o tipo de ácido hialurônico utilizado em tratamentos estéticos. É o tipo injetável. Nessa forma ele pode ser utilizado para preenchimentos faciais diversos, nos procedimentos que hoje conhecemos como harmonização facial. Na harmonização, podem ser feitos vários tipos de preenchimentos, como os preenchimentos labiais, por exemplo. Como ele não é absorvido rapidamente, o efeito desses preenchimentos dura por mais tempo – de 6 meses a 2 anos, dependendo do paciente.
Quando falamos da versão não reticulada do ácido hialurônico, nos referimos àquele tipo utilizado em cosméticos como cremes e séruns, por exemplo. Nesses produtos as moléculas do AH circulam livremente, o que é perfeito para uso na pele. Dessa forma, as moléculas podem penetrar em camadas diferentes da pele, trazendo resultados muito bons.
Para que serve o Ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é um ativo muito utilizado tanto pela indústria cosmética quanto pela estética e também em procedimentos médicos.
Como ativo dermocosmético, o seu potencial hidratante é o preferido! Por isso ele é utilizado em diversos cosméticos e dermocosméticos mundo afora. Isso porque, além de hidratar a pele, ele mantém essa hidratação por mais tempo, graças à sua capacidade enorme de reter água. O resultado é uma pele mais saudável e viçosa.
Exatamente por ter essa capacidade de reter água – o que o faz aumentar de volume – seu uso contínuo ajuda a preencher espaços entre as células. Esse preenchimento ajuda a suavizar de forma natural sinais e linhas de expressão, dando à pele uniformidade na textura. Há inclusive estudos clínicos que indicam esse efeito com o uso do ácido hialurônico em cosméticos.
Além do uso cosmético, o ácido hialurônico é muito utilizado em procedimentos estéticos e até médicos. Um outro benefício dele é seu alto poder antioxidante. Esse poder previne a oxidação das células, ou seja, seu envelhecimento. Dessa forma, ter muito ácido hialurônico circulando nos garante uma pele rejuvenescida, viçosa e fortalecida por mais tempo.
Ácido hialurônico injetável

Como você viu agora há pouco, é possível injetar AH na pele. Esse tipo de aplicação precisa ser feita por um médico especialista, como um dermatologista, por exemplo. A aplicação é feita com o intuito de preencher sinais e linhas finas. Além disso, em alguns casos, é usado para dar mais volume a alguns pontos da face como, por exemplo, olheiras, lábios, cicatrizes profundas, bigode chinês e mesmo em celulites.
Também é muito usado para melhorar assimetrias, definir melhor o contorno facial. É a chamada harmonização facial. Da mesma maneira ele é um auxiliar no tratamento de rugas e linhas de expressão. Para esses preenchimentos são utilizadas agulhas com pontas arredondadas, chamadas de microcânulas. Essas microcânulas distribuem o ácido hialurônico nas camadas mais superficiais da pele. E isso é feito de forma mais simplificada, sem cirurgia, cortes nem cicatrizes num procedimento realizado em consultório, com uso de anestesia local. Também não há necessidade de internação. Após o procedimento o paciente é imediatamente liberado para suas atividades rotineiras.
O fato é que o ácido hialurônico tem sido cada vez mais utilizado em procedimentos estéticos. Isso acontece por ser possível injetar uma boa quantidade dele sem que o organismo entenda como um corpo estranho. Dessa forma não é criada uma reação inflamatória muito grande, o que diminui as chances de quaisquer complicações. Os sintomas pós procedimento são suaves como, por exemplo, inchaço, hematomas leves e alguma sensibilidade no local. Também recomenda-se evitar a exposição solar da região da aplicação. No caso de reações adversas ou insatisfação com o resultado, é possível retirar o produto.
Por mais que seja um procedimento minimamente invasivo, sempre é importante buscar um especialista. Isso porque sua aplicação em pontos errados pode trazer problemas. Atualmente somente médicos dermatologistas, cirurgiões plásticos ou dentista têm autorização para fazer aplicações do produto. No entanto, mesmo nestes casos, busque informações e indicações de pessoas que já tenham feito procedimentos com o profissional em questão. Procure todas as informações possíveis para ter a certeza de estar sendo atendido por um profissional plenamente habilitado.
O ácido hialurônico também é muito utilizado na Ortopedia. Nesse caso, ele é usado principalmente para tratar casos como o desgaste de cartilagens em articulações, por exemplo. Também é utilizado no implante de próteses e terapias para artrite.
Ácido hialurônico no cabelo

Que o ácido hialurônico da um plus na saúde da pele e também é usado para preenchimentos agora você já sabe. Porém, ele não para por aí. Afinal de contas, o ácido hialurônico também traz benefícios para nossos cabelos.
É possível encontrar esse ativo em diversos produtos para as madeixas como shampoos, condicionadores, cremes e outros produtos. Versátil, ele é um ótimo ativo para inserir na sua rotina de cuidados capilares. É excelente para ajudar na hidratação dos fios, mas não há um consenso sobre ele ser capaz de penetrar no interior da fibra capilar, ajudando na saúde do cabelo de dentro para fora. No entanto, ainda assim, o resultado é um cabelo sem aspecto ressecado ou quebradiço, maleável e com menos pontas duplas.
Além disso, nos cabelos, o ácido hialurônico sela a cutícula do cabelo, ajudando a reduzir muito a quebra. Ele também dá aquele brilho lindo e uma mãozinha e tanto com o frizz. Há ativos como a vitamina B5 e a queratina que vão muito bem com o ácido hialurônico, trazendo ainda mais benefícios quando combinados.
Dessa forma, para conseguir excelentes resultados busque por produtos ideais para o seu tipo de cabelo, mas que tenham adição de ácido hialurônico em sua fórmula. É uma maneira inteligente de usar os produtos certos, com um plus a mais de um ativo incrível como esse.
Ácido hialurônico no rosto

No rosto, o ácido hialurônico pode ser usado de duas formas: em cosméticos e com procedimentos estéticos.
Atualmente há uma grande variedade de cosméticos que contém AH em sua fórmula. Dependendo da concentração e da variedade de AH com pesos moleculares diferentes usados nos produtos os resultados podem ser excelentes. E já temos no mercado uma grande variedade de produtos com esse ativo em sua composição. Ou seja: sem desculpas para não usar.
O primeiro e principal benefício dele é, sem dúvida, a hidratação da pele. E hidratação é muito importante para manter a pele saudável, prevenir aquelas ruguinhas e linhas de expressão e mesmo alguns probleminhas dermatológicos. Com o uso contínuo outros benefícios vão sendo adicionados como, por exemplo, o efeito antioxidante, que previne o envelhecimento precoce. Ele também pode ajudar a suavizar linhas finas e rugas, de forma sutil, por conta de sua capacidade de reter uma grande quantidade de água. Contudo ele é muito melhor na prevenção destes problemas.
Quando falamos no uso estético do AH na face, nos referimos principalmente à versão injetável dele. Procedimentos como preenchimentos com ácido hialurônico só podem ser feitos por cirurgiões plásticos, dermatologistas e dentistas. A maioria dos procedimentos são feitos para preencher rugas e linhas de expressão como olheiras ou bigode chinês. No entanto as aplicações também podem ser feitas para a harmonização facial, que é quando se faz os preenchimentos buscando trazer mais simetria à face. Nesse caso as aplicações podem ser feitas na mandíbula, queixo, nariz, lábios, maçãs do rosto e em outros pontos escolhidos pelo profissional.
Ele também pode ser usado em curativos para regeneração da pele. Nesse caso, em conjunto com outros ativos, ele ajuda a recuperar regiões da pele mais fragilizadas ou com problemas específicos. Também pode ser utilizado em um tipo de hidratação profunda chamada skinbooster. Nesse tipo de hidratação o ácido hialurônico é injetado na pele, em pontos específicos.
Pode usar ácido hialurônico todos os dias?
De forma geral, o uso de ácidos está ainda muito ligado à sensibilização da pele. Isso porque há vários tipos que realmente deixam a pele mais sensível e, por isso, é preferível usá-los durante a noite. Eles costumam causas sensibilização e até descamações.
No entanto, o ácido hialurônico, diferentemente destes ácidos, é muito gentil. Ele não sensibiliza a pele, não promove nenhum tipo de descamação e nem é fotossensibilizante. Isso significa que ele mantém a integridade da sua pele. Você fará uso do protetor solar por necessidade da sua pele mesmo, e não por causa do uso desse ativo.
Por ser um ácido que é mais sensível às alterações de PH, normalmente é utilizado em fórmulas menos ácidas. É por isso que ele não causa irritações, muito pelo contrário, cuida da nossa pele com muito carinho.
Sabendo disso, é fácil entender que o ácido hialurônico pode ser usado todos os dias, com muita tranquilidade. Inclusive você pode usar produtos que o contenham mais de uma vez no mesmo dia, sem problema algum.
Quanto tempo o ácido hialurônico começa a fazer efeito?
Se você utilizar o ácido hialurônico em procedimentos estéticos ele age imediatamente após a aplicação. Contudo, os resultados definitivos somente são percebidos depois que o inchaço natural do procedimento passar. Esse resultado pode durar de 6 meses até dois anos, dependendo do organismo e do estilo de vida de cada pessoa.
No caso de você utilizar produtos cosméticos com AH na composição, os resultados dependerão de alguns fatores como, por exemplo, a concentração de AH do produto, qual o peso molecular do AH utilizado na fórmula etc. No entanto, a hidratação é percebida assim que o produto é utilizado. As outras vantagens como o suave preenchimento de linhas de expressão podem ser vistas após pelo menos 30 dias de uso contínuo.
Qual é a melhor marca de ácido hialurônico?

Para escolher o melhor ácido hialurônico injetável é importante ouvir a opinião do especialista que fará a aplicação. Ele terá informações sempre atualizadas sobre as melhores marcas do mercado.
No caso do ácido hialurônico em cosméticos, é difícil escolher a melhor marca. Isso porque você não compra ácido hialurônico para aplicar sobre a pele, mas sim, cosméticos que contém este ativo em sua fórmula. Nesse sentido, a escolha do melhor produto com AH vai depender do seu tipo de pele e das suas necessidades específicas.
No entanto, buscar por marcas com um bom percentual desse ativo na fórmula e também com diferentes moléculas de AH é uma boa forma de se conseguir resultados mais eficientes. Vendo por esse ângulo, o melhor ácido hialurônico é aquele que vem atrelado a um produto para o seu tipo de pele específico e que se dá bem com ela.
Quem não pode usar ácido hialurônico?
Por ser um ácido muito gentil, que não sensibiliza a pele, ele é bem tolerado por todos os tipos de pele. Nesse sentido, não há contraindicações para o seu uso. No entanto grávidas e lactantes sempre devem consultar seu médico antes do uso de qualquer substância – e o ácido hialurônico está incluso nessa lista.
Ele também não deve ser usado por pessoas que apresentem algum grau de alergia a ele. Não há muitos casos relatados, mas pode acontecer. Pessoas que tenham problemas de coagulação sanguínea também devem evitá-lo. Além disso, o AH não deve ser usado sobre a pele ferida, inflamada ou com algum problema dermatológico.
Assim sendo é bem mais importante você dar atenção à composição do produto que contém AH do que à sua presença na fórmula. Portanto, peles mais oleosas serão mais beneficiadas por hidratantes leves com consistência mais fluida, como gel, gel-creme ou séruns. Peles mais secas se dão melhor com produtos em creme, mais consistentes.
Suplemento de ácido hialurônico

O ácido hialurônico já é amplamente utilizado há um bom tempo em cosméticos e também em procedimentos médicos e estéticos. Contudo, nos últimos anos surgiu uma nova forma de uso: a suplementação. Ela passou a ser permitida a partir de 2019, com a liberação para comercialização.
A utilização do AH como suplemento tem a intenção de fazer a reposição daquele ácido cuja produção vai diminuindo com a idade. A maior parte de sua função tem relação com a hidratação, mas ele também ajuda a manter nosso organismo equilibrado, permitindo que haja trocas entre os íons, o que mantém nosso corpo mais saudável.
O suplemento promete trazer benefícios semelhantes aos cosméticos, porém de dentro para fora: diminuição de sinais do envelhecimento como rugas, manchas e flacidez, além de ajudar nos processos de cicatrização. Também ajuda a diminuir dores nas articulações em pessoas com doenças nestas, e a manter a saúde da garganta em pessoas que têm refluxo.
Ainda não há contraindicações para seu uso, contudo ele é um ativo cujo uso como suplemento é muito recente, portanto, não se sabe muito sobre os seus efeitos colaterais. Nesse sentido o ideal é sempre consultar um médico antes de fazer seu uso, principalmente no caso de gestantes, lactantes ou pessoas com alguma doença em tratamento. Os melhores profissionais para indicar e acompanhar o uso do suplemento de ácido hialurônico são dermatologistas, nutricionistas e nutrólogos.
Um resumo sobre o ácido hialurônico
O ácido hialurônico é um ativo produzido naturalmente em nosso organismo. Mais abundante no início da vida, sua produção vai diminuindo a partir dos 25 anos, como um sinal do envelhecimento do nosso organismo.
A molécula de ácido hialurônico é famosa por seu alto poder de hidratação: ela é capaz de reter até mil vezes o seu peso em água. E é por isso que ele traz uma hidratação tão potente para a pele, preenchendo os espaços entre nossas células, dando à pele jovialidade, viço e saúde. Também tem grandes propriedades antioxidantes, ajudando a prevenir sinais do envelhecimento precoce.
O ácido hialurônico pode ter diversos formatos e pesos moleculares diferentes. Essas diferenças é que definem seu uso e a profundidade da sua ação. Ele pode ser utilizado de diversas formas:
- Uso cosmético – ele é encontrado facilmente em fórmulas de cosméticos, dermocosméticos a até em maquiagens. Traz benefícios como a hidratação, uniformização da textura da pele, rejuvenescimento e viço, entre outros.
- Uso estético – nesse caso, a forma injetável dele é a mais utilizada. Feito por dermatologistas, cirurgiões plásticos ou dentistas, os procedimentos com seu uso podem ser feitos em consultório sem necessidade de anestesia ou internação. Entram aqui hidratações profundas injetáveis e preenchimentos diversos como as harmonizações faciais, por exemplo.
- Nos cabelos – O ácido hialurônico também é encontrado facilmente em produtos destinados ao tratamento dos fios, trazendo mais brilho, hidratação e saúde aos cabelos.
- Suplementação – A suplementação de ácido hialurônico promete a hidratação profunda de dentro para fora, com impactos tanto estéticos como a nível de saúde do organismo.
É um ativo muito gentil, sem contraindicações na maioria dos casos e sem grandes efeitos colaterais conhecidos. Contudo, gestantes, lactantes e pessoas com algum tipo de doença devem sempre consultar seu médico antes de começar a fazer uso de qualquer produto.
Você costuma usar produtos com ácido hialurônico ou já fez algum procedimento estético com esse ativo? Se sim, conta pra gente nos comentários!
[…] Revitalift Hialurônico Noturno da L’Oréal Paris é um creme hidratante noturno de ácido hialurônico. Ele tem como objetivo proporcionar hidratação intensa à pele por 24 horas, deixando-a mais […]
[…] dois ativos amados do skincare: a vitamina C em nanopartículas na concentração de 10% e o ácido hialurônico em baixíssimo peso […]
[…] niacinamida, que diminui a inflamação e melhora a aparência dos poros. Assim como produtos com ácido hialurônico e […]
[…] de que você ouve falar várias vezes e percebe todo o burburinho (estamos falando de você, ácido hialurônico). Mas permita-nos apresentá-lo a um dos heróis desconhecidos do grupo – o pantenol. Também […]
[…] então, vamos lá, para que serve o Neutrogena com ácido hialurônico? Veremos isso agora […]