Babosa no Rosto: Saiba como usar e seus benefícios
A Babosa é encontrada em diversos produtos de beleza e skincare pois possui várias propriedades que te ajudam a ter uma pele mais saudável e com uma melhor aparência.
Ela pode ser usada na pele como um todo, mas é principalmente utilizada no rosto. Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a entender como usar a babosa, seus benefícios e o que torna esta planta tão procurada.
O que é a Babosa, ou Aloe vera?
A Aloe vera, popularmente conhecida como Babosa, é uma planta muito utilizada na medicina chinesa e indiana.
Ela é conhecida por armazenar dentro das suas folhas uma espécie de gel que concentra os principais ativos responsáveis pelos benefícios da Babosa e ativos como:
- Vitamina A
- Vitamina C
- Vitamina D
- Vitamina E
- Zinco
- Potássio
- Magnésio
- Etc
Como você pode ver, são inúmeros nutrientes possibilitando o uso de diversas maneiras se você quer usar ela no rosto. Mais abaixo vamos te mostrar como passar a Babosa no rosto.
Benefícios da babosa no rosto
Já existem vários estudos que mostram os benefícios da babosa. E à medida que vai sendo absorvida pela pele, você vai sentindo aquele efeito refrescante no rosto.
Podemos citar:
- Auxilia na cicatrização de queimaduras
- Ótima capacidade nutritiva para a pele
- Boa capacidade anti-inflamatória
- É antioxidante e antibacteriana
- Auxilia na limpeza das camadas mais profundas da pele
- Melhor o aspecto de dermatites
- Diminui rugas, pois estimula a divisão celular dos fibroblastos
- Reduz a oleosidade da pele e ajuda a reduzir espinhas
- Pode ser usada após depilação para diminuir a irritação da pele
Seu efeito refrescante, que ocorre à medida que evapora na pele, tem benefícios calmantes e contém seis agentes antissépticos: Lupeol, Ácido Salicílico, Nitrogênio Ureia, Ácido Cinamônico, Fenóis e Enxofre, que apresentam efeitos antibacterianos e adstringentes na pele. É por isso que muitas vezes você encontrará Aloe Vera em produtos que visam manchas e espinhas, para as quais as bactérias são um dos fatores causadores.
Os nutrientes contidos no gel da Babosa incentivam a renovação dos fibroblastos, que produzem fibras de colágeno e elastina. Com isso, é possível obter:
- Aumento da elasticidade da pele
- Diminuição de Rugas
- Retardo do envelhecimento da pele
Como usar a Babosa no Rosto
A Babosa pode ser usada a partir do seu gel, puro ou misturado com outros ingredientes, como o mel, por exemplo.
É importante, ao passar o produto, não esfregar na pele. Pois, mesmo sendo um ingrediente natural, pode causar irritação, coceira ou alergia.
E lembre-se: quanto mais concentrada for a fórmula, menos você deve utilizar. Em alguns casos, é recomendado o uso uma vez por semana.
Pode usar a babosa no rosto?
Sim, pode. Porém, não é recomendado o seu uso por mais de 15 minutos e deve-se evitar passar próximo da boca ou dos olhos.
Existem estudos que mostram que a Babosa tem propriedades que atuam na cicatrização de feridas.
Um dos motivos, é por otimizar a circulação sanguínea e evitar a morte celular ao redor da região.
Efeitos colaterais da Babosa
Como qualquer ingrediente, é possível ter uma reação alérgica. O ideal é testá-lo primeiro antes da aplicação. Em caso de sensibilidade, reações comuns é coceira ou leve queimação, ou desenvolver erupções cutâneas e urticárias. Caso isso aconteça, é recomendável parar de usar o produto imediatamente.
E você, já usa ou usou a Babosa no rosto para cuidar ou tratar de algo? Compartilhe com a nossa comunidade nos comentários como foi sua experiência!