A alantoína é um ativo muito popular na indústria da beleza coreana e se destaca por oferecer hidratação e ação calmante.
Apesar de não ser muito famoso no Brasil em comparação a outros ativos, ele coleciona vários fãs por suas muitas propriedades. Bora conhecer?
O que é Alantoína?
A alantoína, também conhecida como diidroxialantoinato de alumínio, é um extrato da planta confrei, nativa dos climas temperados da Ásia e da Europa. Possui potentes propriedades curativas e calmantes, e durante séculos as folhas de confrei foram usadas para ajudar a curar pequenos ferimentos e inchaços na pele.
Para que serve a Alantoína?
A alantoína é um ativo que ajuda a hidratar a pele, esfoliando e removendo as células mortas da pele que impedem que os umectantes naturais se liguem e retenham água na pele. Em geral, ele funciona muito bem em pele seca e com coceira que procuram melhor textura e suavidade da pele.
Veja 8 benefícios da alantoína para a sua pele
A alantoína é um ativo multibenefícios, abaixo estão oito benefícios pelas quais a alantoína pode melhorar sua pele.
1- Hidrata a pele
A alantoína atua como um emoliente que mantém a pele hidratada e previne o ressecamento e a irritação.
2- Acalma a pele
A alantoína tem a funcionalidade adicional de ser um agente calmante. Acalma e protege a pele formando complexos com agentes irritantes e sensibilizantes.
3- Melhora a cicatrização da pele
A alantoína ajuda a acalmar a pele ferida e promove a cicatrização de feridas e é frequentemente usado para tratar irritações e erupções cutâneas.
4- Esfolia
A alantoína também é queratolítica, o que significa que esfolia as células mortas da pele.
5- Previne a perda de água da pele
Por possuir propriedade queratolítica, pode aumentar o conteúdo de água das células, lutando contra os danos da perda de água transepidérmica na derme. É dessa forma que mantém a pele com aparência jovem e preenchida.
6- Proliferação celular
A alantoína promove a proliferação celular e ajuda na composição geral da pele. Se a pele estiver estressada pela ação de ofensores, a pele tentará se reparar em vez de ter mais células renovadas. A alantoína faz com a epiderme se esfolie constantemente e produza mais células, isso ajudará na proliferação celular.
7- Suaviza a pele
A remoção das células mortas da superfície da pele também ajuda a manter a pele lisa e macia e suavizando a pele.
8- Rejuvenesce as células
Embora seja suave, ainda pode ser um ingrediente anti envelhecimento eficaz. A alantoína é altamente benéfica para facilitar a síntese de colágeno. Como estimula os fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno), também potencializa a síntese da matriz extracelular, por isso é um forte rejuvenescedor.
Efeitos colaterais da Alantoína
Em geral, a alantoína não é tóxica e segura para uso cosmético. Não é irritante, é um anti-idade suave nos cuidados com a pele e é bom para a maioria dos tipos de pele, incluindo pele sensível ou com várias condições de pele, porque tem a funcionalidade adicional de ser um agente calmante. Mas é possível que algumas pessoas sejam alérgicas ao ingrediente.
A alantoína é segura para peles sensíveis?
A alantoína é um agente emoliente e calmante e, portanto, segura para peles sensíveis.
A alantoína pode ser usada em pele propensa a acne?
Como ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, a alantoína pode ajudar a esfoliar a pele propensa a acne.
A alantoína pode ser usada na pele seca?
Devido à sua propriedade queratolítica, a alantoína pode aumentar o teor de água das células, mantendo a pele hidratada, preenchida e saudável.
Resumo sem Filtro
A alantoína é um agente calmante e condicionador da pele que ativamente suporta e promove a renovação celular e a regeneração da pele.
É comumente encontrado em produtos destinados a restaurar a superfície da pele e cicatrizar cicatrizes devido às suas propriedades calmantes, hidratantes e cicatrizantes.
É um ativo para você que procura uma maneira suave de cuidar da sua pele.
Você conhece todos os benefícios da alantoína? Conte para gente nos comentários o que achou.