Aloe Vera é um ingrediente natural encontrado em muitos dos produtos de beleza devido ao seu efeito calmante e curativo. Continue lendo para conhecer os benefícios da babosa para pele e o que torna esta planta única tão especial.
O que é Aloe vera?
Aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é uma espécie de planta suculenta do gênero Aloe. Originário da Península Arábica, floresce em regiões tropicais e subtropicais, e é há muito tempo usado na medicina chinesa e indiana como elixir da saúde e cicatrizante.
A planta Aloe armazena água em suas folhas suculentas na forma de um gel e é isso que contém a maioria dos compostos bioativos encontrados na planta, com vitaminas A, C, D e E, e também minerais, como zinco, potássio e magnésio.
Ou seja, é realmente um gel riquíssimo em nutrientes que pode ser usado para uma infinidade de funções.
Benefícios da babosa para pele

Estudos mostraram que a babosa tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas e pode ser usada particularmente bem no tratamento de pele danificada, incluindo queimaduras solares ou cicatrizes.
Seu efeito refrescante, que ocorre à medida que evapora na pele, tem benefícios calmantes e contém agentes antissépticos, que apresentam efeitos antibacterianos e adstringentes na pele. É por isso que muitas vezes você encontrará Aloe Vera em produtos que visam manchas e espinhas, para as quais as bactérias são um dos fatores causadores.
A babosa também estimula a divisão celular dos fibroblastos, que produzem fibras de colágeno e elastina, aumentando a elasticidade da pele e diminuindo as rugas.
Demonstrou-se que a babosa acelera a cicatrização de feridas, melhorando a circulação sanguínea na área e prevenindo a morte celular ao redor dos danos da pele e pode aumentar a síntese de ácido hialurônico – por isso é ideal se você tende a sofrer de secura e desidratação. Também é embalado com antioxidantes, vitaminas e ácidos graxos que têm efeitos hidratantes, protetores e nutritivos.
Efeitos colaterais do Aloe Vera
Como qualquer ingrediente, é possível ter uma reação alérgica. O ideal é testá-lo primeiro antes da aplicação. Em caso de sensibilidade, reações comuns é coceira ou leve queimação, ou desenvolver erupções cutâneas e urticárias. Caso isso aconteça, é recomendável parar de usar o produto imediatamente.