Usar protetor solar todos os dias é uma ótima forma de cuidar da sua saúde. Proteger a pele do sol é uma das melhores maneiras de salvar a pele dos sinais de envelhecimento prematuro, como linhas finas e rugas, textura áspera, manchas escuras e câncer de pele, claro!
Você provavelmente ouve o tempo todo que deve usar protetor solar – e por boas razões. A exposição excessiva ao sol pode ter alguns efeitos realmente desagradáveis na sua pele.
Por isso, listamos 6 motivos pelos quais você deve usar o protetor solar diariamente.
4 motivos para usar protetor solar
O protetor solar não é apenas para os meses de verão ; sua pele pode ser exposta aos raios UV mesmo quando o céu está nublado ou se permanece em casa.
1)Minimiza os efeitos da exposição aos raios UV
Os raios ultravioleta (raios UV) são radiações não ionizantes. Existem três tipos de radiação UV, mas apenas dois deles são conhecidos por causar danos à nossa pele: ultravioleta A (UVA) e ultravioleta B (UVB). O UVA é mais longo e está associado principalmente ao envelhecimento da pele, enquanto o UVB é mais curto e está associado principalmente à queima da pele.
Eles têm efeitos diferentes em nossa pele, mas ambos podem danificar nossas células da pele. A exposição prolongada aos raios solares pode aumentar o risco de desenvolver câncer de pele, incluindo melanoma, a forma mais grave.
Embora a pele pretas e retintas, geneticamente rica em melanina, tenha proteção natural contra o sol, ela não é 100%. Estudos mostram, que aproximadamente 17% dos raios UVA ainda penetram na pele rica em melanina. Mesmo que a pele com mais melanina possa não queimar ou mostrar sinais de fotoenvelhecimento com tanta facilidade, ainda é importante protegê-la.
2)Menos queimaduras solares mais conforto
As queimaduras solares são dolorosas e causam irritação e desconforto. Mas, felizmente, muitas vezes você pode evitar o desconforto com o uso de um bom protetor solar. Lembrando, é importante realizar as reaplicações para maior eficácia do produto.
3)Ajuda a prevenir os primeiros sinais de envelhecimento
Os danos causados pelo sol aceleram os sinais de envelhecimento, incluindo linhas finas e manchas da idade. Embora existam tratamentos para ajudar a melhorar os danos causados pelo sol, pode ser difícil fazer com que os sinais de exposição aos raios UV desapareçam. Os danos causados pelos raios do sol se acumulam com o tempo, então você deve proteger sua pele diariamente, não apenas quando for à praia.
Os raios UV podem causar danos mesmo em um dia nublado. Ou seja, o protetor solar não é apenas para o verão. Como dissemos, os raios UV podem atingir sua pele em todos os tipos de clima, por isso é importante usar protetor solar o ano todo.
4)Auxilia na prevenção do câncer de pele
A exposição excessiva ao sol, mesmo sem queimaduras solares, aumenta o risco de câncer de pele. O câncer de pele se desenvolve principalmente nas áreas do corpo mais expostas à luz solar, como:
- couro cabeludo,
- rosto,
- lábios,
- orelhas,
- pescoço,
- peito,
- braços,
- mãos,
- pernas
- e costas.
Como usar protetor solar?
- Encontre um bom protetor solar que contenha uma FPS que atenda a sua rotina e seja feito para o seu tipo de pele. Alguns produtos como hidratante ou base podem vir com fator de proteção embutido, mas não é suficiente, ok? Esses produtos intensificam a proteção, mas não descartam o uso do protetor.
- Aplique seu protetor solar e deixe o tempo absorver. Em geral, dê ao protetor solar cerca de 15 a 20 minutos para formar um “escudo” protetor em sua pele antes de sair ao ar livre.
- Reaplicar, reaplicar, reaplicar. O protetor solar não dura para sempre. Você deve reaplicar ao longo do dia – idealmente a cada duas horas, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia. Vai entrar na água? Em geral, você deve aplicar o protetor solar 15 a 20 minutos antes de mergulhar e reaplicar quando estiver fora da água. Para continuar protegido, siga sempre as instruções de aplicação no rótulo.
- Se acontecer de você ter uma queimadura solar (isso acontece com o melhor de nós!), use roupas de proteção para cobrir a queimadura enquanto ela cura. E se necessário, procure um médico.