Sabia que o protetor solar possui mais do que apenas o famoso FPS (fator de proteção solar)?
O PPD (índice de proteção contra radiação) também é importante e merece atenção. As informações presentes nos rótulos dos produtos podem ser bastante úteis; por isso, vale a pena prestar atenção nelas. No artigo de hoje conheça a importância do PPD no protetor solar.
O que exatamente os protetores solares protegem?
É importante entender isso para compreender o papel do PPD no produto. Embora o sol seja fundamental para a vida na Terra, a exposição excessiva aos seus raios pode ser prejudicial. Os raios ultravioleta emitidos pelo sol, conhecidos como UVA, UVB e UVC, podem ser daninhos para a saúde da pele. Cada tipo de radiação possui um tipo de risco: UVA pode causar envelhecimento precoce, rugas e perda de elasticidade; UVB pode causar câncer de pele, vermelhidão e descamação; UVC pode causar queimaduras e fotoqueratite. A camada de ozônio bloqueia completamente os raios UVC e 90% dos raios UVB. O FPS protege contra os 10% restantes dos raios UVB e o PPD protege contra os raios UVA.
O que significa PPD no protetor solar?
PPD significa Persistent Pigment Darkening e é o método usado para medir a proteção do produto contra os raios UVA. De acordo com a legislação, todos os protetores solares devem oferecer, no mínimo, ⅓ da proteção UVB em proteção UVA (PPD). Por exemplo, se um protetor solar tem FPS 30, a proteção UVA (PPD) deve ser, no mínimo, 10. É importante verificar se o produto que você está usando possui proteção UVA e UVB, pois somente uma das proteções não é suficiente para evitar todos os danos causados pelo sol na pele.
Qual é a diferença do PPD para o FPS?
O FPS (fator de proteção solar) protege contra a radiação UVB, que pode causar queimaduras solares e câncer de pele, enquanto o PPD (índice de proteção contra radiação) protege contra a radiação UVA, que pode causar envelhecimento precoce, flacidez e manchas na pele. É importante usar um protetor solar que ofereça proteção contra ambos os tipos de radiação para proteger a pele de danos.
Como utilizar o PPD corretamente?

Agora que você já sabe o que é o PPD no protetor solar, é fundamental seguir as instruções de uso corretamente para se proteger adequadamente dos danos causados pelo sol. Muitas pessoas sofrem as consequências de exposição solar excessiva devido ao uso inadequado de protetores solares
Pela manhã
O protetor solar deve ser aplicado após os outros produtos de cuidado diário, usando uma quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de um real e espalhando pelo rosto. É importante reaplicar o produto a cada três horas ou com mais frequência se estiver suando ou se molhando. Se você gosta de usar maquiagem, pode experimentar um protetor solar com cor. Lembre-se de que o FPS e o PPD não duram o dia todo e é preciso reaplicar o produto para manter a proteção adequada
A noite
Você não precisa passar protetor solar à noite, a menos que vá se expor a fontes de luz ultravioleta durante esse período. No entanto, é importante retirar o produto completamente da pele antes de dormir, incluindo na rotina de cuidados noturnos de limpeza e hidratação. Não esqueça de reaplicar o protetor solar assim que acordar no outro dia.
Resumo sem Filtro
A proteção solar é fundamental e indispensável durante todo o ano e saber identificar a proteção que o seu protetor solar oferece, é muito importante.
Como você pode ver, o PPD é tão necessário e obrigatório quanto o FPS.
Você já conhecia a importância do PPD no protetor solar? Esperamos ter ajudado. E se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.