Você já encontrou o seu protetor solar preferido? Com tantas opções no mercado, essa não é uma tarefa muito fácil e é comum que surjam várias dúvidas na hora da compra.
Para te ajudar, criamos uma lista com 10 pontos que você deve ficar de olho na hora de comprar um protetor solar. Inclui detalhes como ingredientes a serem evitados, as diferentes texturas que você pode encontrar e fatores que contribuem para o tempo de uso do produto. Vamos conhecer?
1) Evite parabenos
Procure protetores solares rotulados sem parabenos, ftalatos e sulfatos. Os parabenos são um grupo de produtos químicos amplamente utilizados como conservantes artificiais em produtos cosméticos e outros produtos, desde alimentos a têxteis e cuidados com os cabelos.
Eles são um ingrediente popular em produtos para a pele por suas propriedades antibacterianas e sua capacidade de prolongar a vida útil dos produtos de prateleira. No entanto, existem estudos recentes, que indicam que os parabenos podem ser irritantes para a pele e perturbar os hormônios do corpo, aumentar o risco de câncer e outros defeitos. Um estudo de 2004 publicado pelo National Institutes of Health (NIH), mostrou que 19 em cada 20 mulheres tinham parabenos no tecido mamário .
2)Evite ingredientes agressivos
Ingredientes agressivos podem irritar todos os tipos de pele, mas em particular aqueles com pele sensível. Evite, por exemplo, ingredientes como fragrâncias adicionadas. Eles não contribuem para a eficácia do protetor solar e podem ser irritantes para a pele.
3)Aprenda a diferença entre protetores solares minerais e químicos
Familiarize-se com a diferença entre protetores solares minerais e químicos . Os protetores solares minerais e químicos funcionam em seu benefício ao tentar proteger contra os raios UV.
A principal diferença entre esses dois tipos de protetores solares é como eles evitam os danos causados pelos raios UV. Os protetores solares minerais são um filtro solar físico e ficam em cima da pele para filtrar os raios UV prejudiciais do sol. Os ingredientes comuns usados em protetores solares minerais incluem dióxido de titânio ou zinco óxido.
Os filtros solares químicos normalmente contêm ingredientes químicos como oxibenzona, avobenzona e homosalato, que são absorvidos pela pele. Quando os produtos químicos entram em contato com a radiação UV, os raios UV são convertidos em calor e refletidos na pele em uma reação química.
Os ativos químicos podem provocar irritação para alguns tipos de pele e, como são absorvidos pela pele, esse tipo de FPS não é considerado seguro para crianças e gestantes. Além de causarem danos à vida marinha.
4)Escolha a fórmula certa para o seu tipo de pele

Se sua pele é sensível, busque um protetor solar sem fragrância para evitar reação e inflamação. O protetor solar físico é menos irritante e pode ser uma boa opção para peles sensíveis.
Para as peles oleosas, busque uma fórmula matte ou em pó, pois ajudam a absorver o excesso de óleo. Além disso, são fáceis de reaplicar ao longo do dia.
Para a pele com tendência acneica, procure uma opção hipoalergênica e não comedogênica para não obstruir os poros. Escolha também com acabamento fosco, que absorve o excesso de oleosidade e impede o brilho.
Para a pele madura, uma boa escolha são os produtos que combatem os sinais de envelhecimento e os poluentes, além de proteger a pele dos danos causados pelo sol.
5)Procure por fórmulas de “amplo espectro”
Certifique-se de que sua escolha de protetor solar oferece proteção contra os raios UVA e UVB. Os raios UVA tendem a afetar mais a nossa pele porque penetram mais profundamente do que os UVB, mas ambos causam danos à pele, por isso é importante certificar-se de que você está se protegendo de ambos. Procure ‘amplo espectro’ no rótulo, pois isso indica que ele protege contra os raios UVA e UVB.
6) Escolha um FPS de 30 ou superior
Procure protetor solar com FPS de pelo menos 30. A principal diferença entre os fatores de proteção 30, 50 e 70 está no tempo de proteção. Um protetor com FPS30 protege tão bem quanto um protetor com FPS70, porém, por menos tempo.
7)Escolha um formato que facilite a reaplicação
Protetor solar é de uso obrigatório e deve ser reaplicado. Você pode ter uma fórmula para aplicação em casa e outra para uso na rua. Uma fórmula em spray pode ser ótima para reaplicação. Porém, é difícil determinar o quanto você está usando e quais pontos você pode ter perdido. A dica é : eles são mais adequados para reaplicação após o primeiro uso de um protetor solar em creme.
Outra opção são os protetores solares sólidos que vêm em forma de bastão ou compacto porque são fáceis de aplicar em movimento e carregar na bolsa para uma reaplicação rápida.
8)Escolha um protetor solar que funcione para o seu tom de pele
Sabemos que a cartela de cores de protetores solares são limitadas e não atendem todos os tipos de tons de pele. Ao escolher um protetor solar com cor certifique que ele desapareceu na sua pele e que não a deixou esbranquiçada ou acinzentada. Hoje já encontramos no mercado até mesmo protetores solares transparentes.
9)Não confie na maquiagem apenas com FPS
A maquiagem com FPS pode não ser proteção suficiente, dependendo da fórmula. É importante adicionar protetor solar regular à sua rotina de maquiagem. Mesmo que sua base contenha algum FPS, geralmente recomendo aplicar protetor solar verdadeiro como último passo em sua rotina de cuidados com a pele e, em seguida, aplicar a base por cima, se necessário. Dependendo de quanta cobertura você deseja, um protetor solar colorido já pode ser um bom substituto para a base.
10)Escolha uma textura confortável
Protetor solar precisa ser confortável.Não é legal ficar o dia todo com a sensação gordurosa e pegajosa na pele. Escolha uma opção que você vá conseguir usar diariamente e reaplicar.
11)Busque por opções com resistência à água
A resistência à água é um ponto importante para considerar se você busca uma opção para usar na praia, piscina ou até mesmo para atividades ao ar livre.
Um protetor solar resistente à água vem sinalizado na embalagem como “resistência à água” ou “à prova d’água”.
Lembrando que, a reaplicação continua sendo necessária, mesmo no caso dos protetores considerados resistentes à água.
Resumo sem Filtro
O protetor solar é um item obrigatório, não só pelos cuidados diários, mas também pela preservação da saúde da sua pele.