O óleo de semente de uva, nos últimos anos, chegou ao corredor dos cuidados com a pele com muito sucesso.
A semente de uva contém ácido linoleico e muitos antioxidantes que fazem bem ao rosto e ao corpo, além de não ser comedogênico, o que significa que não obstrui os poros – portanto, mesmo os tipos de pele mais sensíveis podem usar esse óleo sem restrições.
Para saber mais sobre seus benefícios, continue lendo nosso artigo que explicaremos todos os benefícios desse óleo potente e multiúso.
O que é o óleo de semente de uva?
O óleo de semente de uva, é um óleo leve que é extraído das sementes das uvas que tem o poder de penetrar na pele rapidamente, deixando macia, flexível e hidratada. Resumindo, é um ingrediente para todas as horas de textura leve e de fácil absorção.
Amplamente conhecido por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias , o óleo de semente de uva também contém grandes quantidades de ácidos graxos ômega e vitamina E.
Mas a verdadeira força do óleo de semente de uva está em sua estrutura molecular.
Compostos polifenólicos no óleo de semente de uva, como proantocianidinas, são antioxidantes especialmente poderosos. Estudos descobriram que o poder antioxidante das proantocianidinas de semente de uva é 20 vezes maior que o da vitamina E e 50 vezes maior que o da vitamina C.
Além disso, a capacidade antioxidante da semente de uva pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, como manchas solares, linhas finas e rugas.
Para que serve óleo de semente de uva

Veja alguns dos benefícios do óleo de semente de uva abaixo:
Combate as erupções cutâneas
O óleo de semente de uva é excelente para tratar a pele oleosa ou com tendência a acne. É rico em ácido linoleico, também conhecido como ácido graxo ômega-6, que além de fortalecer a barreira da pele e ajudar a reduzir a perda de água da pele, pode ajudar na acne.
Diminui a vermelhidão
Alguns estudos também mostraram que o ácido linoleico é anti-inflamatório, ótimo para pele inflamada e vermelha frequentemente associada a surtos.
Clareia cicatrizes
O óleo de semente de uva contém poderosos antioxidantes, minerais, vitaminas e ácidos graxos que trabalham juntos para desbotar manchas escuras e clarear cicatrizes. Estudos demonstraram que pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização e diminuir a formação de cicatrizes quelóides.
Hidrata e firma:
Como o óleo de semente de uva contém vitamina E — um ingrediente comumente encontrado em cremes por reduzir a inflamação — além de ácidos graxos hidratantes, ele pode ajudar a pele a parecer mais firme e jovem.
Aumenta o colágeno
Estudos demonstraram que o óleo de semente de uva pode proteger contra os danos causados pelo sol e promover a reparação do colágeno. Na verdade, pode reduzir a aparência de linhas finas e estrias.
Antimicrobiano
As propriedades antimicrobianas do óleo de semente de uva significam que ele limpa profundamente a pele. O óleo de semente de uva é levemente adstringente e purificante com algumas propriedades antimicrobianas, muitas vezes atribuídas ao nível de compostos polifenólicos chamados catequinas.
Evita danos causados por radicais livres
O óleo de semente de uva é rico em muitos outros compostos vantajosos, incluindo beta-caroteno, vitaminas D, C, E e polifenóis. Esses compostos têm excelentes habilidades antioxidantes, tornando o óleo de semente de uva uma forte fonte de benefícios antioxidantes, incluindo eliminação de radicais livres e proteção contra agressores ambientais, como radiação UV ou poluição.
Diminui a hiperpigmentação
Além de combater as erupções cutâneas, ele ajuda também nos danos causados pelo sol e na hiperpigmentação. O óleo de semente de uva é frequentemente usado como ingrediente em produtos desenvolvidos para pele oleosa ou com tendência a acne, bem como pele seca e hiperpigmentação.
Uniformiza o tom da pele
Como contém o antioxidante proantocianidina, o óleo de semente de uva pode ajudar a uniformizar o tom da pele quando usado consistentemente.
Efeitos colaterais do óleo de semente de uva
Até agora, a ciência não apontou nenhum efeito colateral negativo do óleo de semente de uva, quando usado topicamente. Mas mais pesquisas devem ser feitas – tanto sobre os efeitos colaterais quanto sobre seus supostos benefícios. “O óleo de semente de uva não é comedogênico e alguns acreditam que as propriedades antimicrobianas podem torná-lo útil no tratamento da acne, mas são necessários mais dados para estabelecer esse benefício.
Como usar o óleo de semente de uva
O óleo de semente de uva pode ser usado de inúmeras maneiras. Na maioria das vezes é usado como hidratante, para ser aplicado após a limpeza. E funciona bem para o dia, pois não é comedogênico e nem um pouco gorduroso.
O óleo de semente de uva é bom para a pele?
Sim, o óleo de semente de uva é conhecido por suas propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, além de conter grandes quantidades de ácidos graxos ômega e vitamina E, apontam os estudos.
O óleo de semente de uva pode clarear a pele?
Segundo estudos, o óleo de semente de uva pode clarear olheiras e atenuar cicatrizes.
O óleo de semente de uva pode causar acne?
Não, e ao contrário de outras opções, o óleo de semente de uva não é comedogênico, por isso não obstrui os poros, tornando-o eficaz até mesmo para os tipos de pele mais sensíveis.
Resumo sem Filtro
O óleo de semente de uva é uma ótima opção que hidrata, clareia olheiras, suaviza cicatrizes, firma a pele e ainda previne danos causados pelo sol.
Indicado para todos os tipos de pele, inclusive sensíveis e com tendência a acne,é um óleo super curinga na rotina de cuidados com a pele.
Você já utiliza o óleo de semente de uva na sua rotina? Conta pra gente como você utiliza, Vamos adorar conhecer!