É provável que você tenha encontrado óleo de jojoba em pelo menos um de seus produtos capilares. Ele está presente na lista de ingredientes em produtos de grandes marcas. Nesse artigo falaremos do Óleo de jojoba para cabelo. Um ativo cheio de benefícios para a saúde do couro cabeludo e dos seus fios.
O que é óleo de jojoba?

Em resumo, o óleo de jojoba é o líquido extraído das sementes da planta Simmondsia chinensis. É um ingrediente popular devido às suas inúmeras propriedades – é hidratante e repleto de vitaminas e minerais, benéficos para a saúde do cabelo e pele.
Benefícios do óleo de jojoba para o cabelo
Veja abaixo alguns dos melhores benefícios de utilizar esse óleo:
Hidratar o cabelo de dentro para fora
É hidratante, leve, impermeável e fica na superfície da haste do cabelo. Por isso, é perfeito para selar a umidade quando o cabelo e o couro cabeludo ainda estão úmidos após a lavagem. Outros óleos, como coco, cânhamo ou argan, penetram na haste do cabelo e proporcionam condicionamento por dentro. O óleo de jojoba fica na superfície externa para ajudar a proteger o cabelo do ressecamento e da quebra. Mas fique atento, se você deseja um condicionamento mais profundo, é melhor escolher um produto que contenha jojoba com mais óleos condicionantes.
Pode promover a espessura
O óleo de jojoba é rico em muitas vitaminas e minerais que promovem não apenas cabelos saudáveis, mas pele e unhas. Este óleo versátil contém vitaminas B e C e E, bem como cobre e zinco, sendo perfeito para fortalecer nossas madeixas, aumentando a espessura e o crescimento, além de ajudar na prevenção da queda de cabelo.
Pode nutrir áreas de cachos de difícil acesso
Quimicamente, o óleo de jojoba tem quase a mesma estrutura que o sebo humano. Isso o torna ideal para cabelos secos e cacheados. Já que esses tipos, é difícil para o sebo nutritivo chegar no meio e nas pontas do cabelo. Portanto, o óleo de jojoba pode preencher o sebo nesses casos.
Pode reduzir o frizz
Se você tende a ter muitos fios rebeldes e frizz, o óleo de jojoba pode domar suas madeixas. Por fazer um bom trabalho de vedação da umidade, o óleo de jojoba pode ajudar a minimizar o frizz. O Frizz é basicamente a maneira do seu cabelo buscar a umidade do ambiente, já que não está conseguindo de outra maneira, É isso que selar a umidade pode ser um passo tão importante na sua rotina de cuidados com os cabelos, especialmente se você estiver propenso ao frizz.
Ele pode manter o equilíbrio natural do couro cabeludo
Devido às suas propriedades antifúngicas e antibacterianas, o óleo de jojoba pode ajudar a restaurar a umidade natural do couro cabeludo e o equilíbrio do pH sem perturbar as glândulas sebáceas. Em outras palavras, o óleo de jojoba não deve fazer com que seu couro cabeludo produza mais ou menos de seu próprio óleo, então você pode esperar que ele hidrate seu cabelo sem deixá-lo excessivamente oleoso.
Pode controlar a caspa
O óleo de jojoba pode ser um ótimo ponto de partida para quem procura uma solução natural para a caspa . Isso se deve em grande parte à sua capacidade de restaurar o equilíbrio natural do pH do couro cabeludo e por ajudar a regular a produção de óleo, enviando uma mensagem aos folículos capilares de que há umidade suficiente no couro cabeludo. Isso ajuda a diminuir os flocos de caspa gordurosos que resultam parcialmente do excesso de óleo no couro cabeludo.
Pode estimular o crescimento do cabelo
O óleo de jojoba não apenas hidrata o cabelo, mas também dissolve a sujeira e o acúmulo em nosso couro cabeludo, ajudando a nutrir ainda mais os folículos capilares, promovendo um crescimento saudável. Esse efeito de limpeza do couro cabeludo do óleo de jojoba se deve à sua capacidade de dissolver os depósitos de sebo, que podem estar bloqueando os folículos. À medida que se tornam desbloqueados, pode facilitar o crescimento de novos cabelos.
Pode reparar os danos causados pelo calor e pelo estilo
A quebra e as pontas duplas ocorrem quando o nosso cabelo está danificado e quebradiço. O óleo de jojoba pode minimizar esse problema. O fato de o óleo de jojoba selar a umidade e imitar o sebo do couro cabeludo da raiz às pontas significa menos quebra em geral. O óleo de jojoba pode não penetrar tão profundamente quanto outros óleos, então pode ficar na cutícula externa de cada fio e pode ajudar a preencher as rachaduras.
Pode dar um belo brilho
Embora o óleo de jojoba seja um éster de cera, é muito brilhante e confere um brilho bonito ao cabelo sem pesar e deixar com a aparência de sujo.
O óleo de jojoba pode ser usado em todos os tipos de cabelo?
O óleo de jojoba tem benefícios para todos os tipos de cabelo. Se você tem cabelos mais finos ou mais claros, use menos. O óleo pode ser muito pesado, dando a impressão de acúmulo de produto. Se seu cabelo está mais grosso, encaracolados, crespos ou encaracolados podem se utilizar um pouco mais.
O óleo de jojoba tem contra indicação para cabelo?
O óleo de jojoba é geralmente seguro e normalmente não causa reações significativas. As reações leves na forma de irritações na pele, como vermelhidão, coceira no couro cabeludo e erupções cutâneas, podem ocorrer. Se ocorrer irritação ou desconforto e piorar com o uso, interrompa imediatamente.
Mas não esqueça: cada cabeça é diferente. Faça um teste de contato primeiro se você for propenso a alergias. E embora o óleo de jojoba seja muito leve, se você não está acostumada a usar óleos no cabelo, deve começar com um pouco.
Como usar o óleo de jojoba para o cabelo
Entenda algumas possibilidades de uso do óleo de jojoba:
Use-o como selante ou pré-shampoo
Antes de lavar o cabelo, adicione algumas gotas aos dedos e passe-as pelo cabelo para revestir os fios da raiz às pontas. Quando você vai ao shampoo, o óleo de jojoba pode ajudar a criar um selo protetor.
Revitalize seu couro cabeludo
Para tentar combater a caspa e o acúmulo de sebo, massageie algumas gotas no couro cabeludo e deixe-o agir por 30 minutos. Em seguida, lave o cabelo ou lave-o com shampoo.
Aumente o poder o seu condicionador
Adicione algumas gotas do óleo de Jojoba ao seu condicionador ou máscara de cabelo quando estiver prestes a aplicá-lo. Outra forma é adicionar duas ou três gotas no cabelo e couro cabeludo após a limpeza e condicionamento, enquanto o cabelo ainda está úmido. Você também pode adicionar algumas gotas de jojoba ao seu leave-in ou protetor térmico para tentar combater o frizz e promover ainda mais a maciez aos fios.
A melhor dica é testar qual é a melhor opção para o seu cabelo.
O óleo de jojoba pode ser usado em todos os tipos de cabelo?
Sim. Todos os tipos de cabelo se beneficiarão do uso do óleo de jojoba.
O óleo de jojoba precisa ser enxaguado do cabelo imediatamente?
Não. Você pode até mesmo usar o óleo de jojoba como leave-in (ou em conjunto com um produto leave-in). Pode também adicionar algumas gotas a um tratamento de condicionamento sem enxágue e dormir com ele durante a noite.
O óleo de jojoba pode tratar a caspa?
O óleo de jojoba trata couro cabeludo seco e, por extensão, pode ajudar na causa raiz da caspa.
Resumo sem Filtro
Em resumo, óleo de jojoba para o cabelo bem a função de acalmar o couro cabeludo, reparar a quebra dos fios e controlar a caspa. Em geral, o óleo de jojoba hidrata e nutre todos os tipos de cabelo, mas é particularmente eficaz em cabelos crespos e texturizados. Seguro usar várias vezes ao dia não possui contra-indicações.
Você já usou óleo de jojoba no seu cabelo? Tem algum produto para indicar? Se sim, compartilhe com a nossa comunidade nos comentários.