Sejamos honestos – descobrir como ser feliz consigo mesmo pode ser um pouco difícil. Muitos de nós nos pegamos pensando: ficarei feliz quando… e então nos concentramos em alcançar esses objetivos.
Embora não haja nada de errado em tentar tornar seu futuro mais feliz, devemos cultivar nossa felicidade atual também.
O interessante é que algumas das coisas que pensamos que podem nos deixar felizes, na verdade, não o farão a longo prazo.
Com base em pesquisas científicas realizadas nos últimos 40 anos, a maioria de nós precisa de um nível básico de segurança e estabilidade financeira para ser feliz. Mas, além disso, ganhar mais dinheiro não aumenta necessariamente nossa felicidade.
Pesquisas também afirmam que o aumento de salário, promoções, nova casa ou outras novas posses são boas apenas por alguns momentos, mas não trazem benefícios a longo prazo.
Então, do que se trata a felicidade? Família, amizade, conexões sociais, novas experiências, gratidão e compaixão podem ser alguns fatores. “A verdadeira felicidade não é um destino — é uma jornada”, diz a Sherry Benton, Phd.,fundadora e diretora científica do TAO Connect, um programa de assistência terapêutica. E ainda segunda a pesquisadora, “Nós experimentamos a felicidade aqui e agora a partir das escolhas que fazemos em nossas vidas diárias.”
Pensando nisso, vamos falar de 10 maneiras de ser feliz consigo mesmo agora, de acordo com estudos e pesquisas.
1- Escolha as experiências
Busque novas experiências em vez de coisas novas. Reserve férias, faça passeios divertidos, vá em um show ou no cinema. Você pode optar por um tempo sozinho explorando a cidade ou convidar seus amigos para um passeio. Vá a algum lugar novo ou faça algo novo.
2- Medite Regularmente

Estudos mostram que a meditação não apenas ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, mas também ajuda a mantê-la com os pés no chão.
A técnica da meditação da atenção plena por apenas 10 minutos por dia pode reduzir a pressão arterial e os níveis de dor. O YouTube tem várias meditações gratuitas a serem seguidas, ou você pode baixar um aplicativo como Calm para uma seleção de meditações.
3- Faça uma lista diária de gratidão
Muitas pesquisas afirmam que ficamos mais satisfeitos quando nos concentramos no que é bom e certo em nossas vidas. A gratidão sincera ajuda a mudar nosso foco para o que é certo, não para o que está errado ou que está faltando. É tão simples quanto pegar um diário e escrever cinco coisas todos os dias pelas quais você é grato.
Talvez você tenha tomado um café realmente delicioso, ou uma ótima conversa com um amigo, ou passado um dia assistindo a sua série preferida.
É importante reservar um tempo para desligar seu fluxo constante de pensamentos negativos e preocupantes todos os dias. Faça o teste, o diário da gratidão é um hábito simples que pode te ajudar.
4- Busque uma rede de apoio social

Todos nós saímos melhor quando temos uma comunidade com a qual nos sentimos conectados. Não importa o que aconteça, reserve um tempo para passar com pessoas que você goste, confie e admire.
5- Ajude os outros
Quando somos compassivos e cuidadosos uns com os outros, acabamos nos tornando mais felizes em nossas próprias vidas. Seja voluntário, oriente jovens em situação de risco ou simplesmente ajudar um familiar ou amigo.
Existe uma crença de que muita ansiedade e possivelmente depressão podem vir de um foco muito interno ou da preocupação consigo mesmo e com as próprias necessidades. Nesses casos, qualquer distração, principalmente aquela que desloque o foco para o mundo lá fora ou outras pessoas, pode ajudar.
Ser voluntário e ajudar outras pessoas é uma das formas mais eficazes de focar fora de si mesmo. Além disso, o ato de ajudar os outros também pode nos fazer sentir melhor sobre nós mesmos – e pode haver benefícios específicos em fazer isso de graça ou sem esperar nada em troca.
6- Evite julgar
Caso você não saiba, a felicidade está ligada à liberação de dopamina, uma substância que transporta sinais entre as células cerebrais. E estudos mostram que, quando nos tornamos críticos e críticos, o sistema de dopamina é desligado. Então nos tornamos mais infelizes e insatisfeitos com nossas vidas.
7- Exercite-se regularmente

Sim, uma ida à academia é sempre bom, mas malhar ao ar livre é ainda melhor. Pesquisas indicam que simplesmente estar ao ar livre nos deixa mais felizes. Tente caminhar, andar de bicicleta ou realmente qualquer coisa que apenas o coloque em movimento. O exercício ajuda a melhorar o humor, a ansiedade e também a qualidade do sono. Mais importante, o exercício mantém nosso corpo e mente saudáveis. Específico para o cérebro, o exercício demonstrou melhorar a função cognitiva, o humor e pode até ajudar a regenerar novos neurônios.
8- Envolva-se em outras atividades
É muito comum que a gente viva em busca do “flow”. Flow é quando nos esquecemos de nós mesmos e de nossos próprios egos e estamos completamente focados na experiência. Fazer outras atividades como criar algo, praticar esportes, cozinhar, escrever, tocar música, tricotar, pescar, nadar, pode ser muito enriquecedor.
9- Aproveite seu trabalho
Sabemos que muitas pessoas ainda não conquistaram o trabalho dos sonhos ou que trabalham simplesmente para sobreviver. Esta, infelizmente, é uma realidade muito comum. Mas se você tem o poder de escolha, você deve priorizar encontrar uma carreira que realmente goste ou tentar encontrar uma situação de trabalho que use seus pontos fortes e onde você goste da companhia de seus colegas de trabalho.
O trabalho é importante porque passamos grande parte de nossas vidas nela. Todo trabalho tomará seu tempo, então é importante aproveitar (dentro do possível) esse momento também.
10- Tenha boas noites de sono
Dormir bem também é um privilégio, então, se você tem um lugar para repousar com tranquilidade e segurança, pesquisas afirmam que você deve tentar dormir pelo menos sete horas todas as noites. Uma boa noite de sono faz uma grande diferença em sua energia, entusiasmo e felicidade geral ao longo do dia.
Se você tiver problemas para adormecer, pense em implementar uma rotina para dormir para te ajudar a relaxar à noite. Algumas horas antes de dormir, você pode ler um livro em vez de navegar pelo telefone, tomar um banho quente, beber uma xícara de chá quente ou escrever em seu diário de gratidão.
Resumo Sem Filtro
Descobrir como ser feliz consigo mesmo pode parecer um desafio, mas é importante lembrar que é possível cultivar a felicidade no presente.
Muitas vezes, nos concentramos em alcançar objetivos futuros com a esperança de que isso nos trará felicidade, mas não devemos esquecer de valorizar a felicidade que já temos agora.