Diário de gratidão pode não ser um conceito novo, mas há uma razão pela qual a Sua Santidade Dalai Lama e os profissionais de saúde mental continuam a elogiar. Ele funciona para ajudá-lo a alcançar uma vida mais feliz e mais realizada.
E o melhor, pode levar apenas 15 minutos por dia para dominá-lo. Na verdade, os estudos descobriram continuamente que a prática da gratidão está altamente correlacionada com o bem-estar subjetivo, como apontou este estudo.
Como fazer um diário de gratidão?
Um diário da gratidão é um tipo de diário no qual você registra coisas pelas quais é grato no dia-a-dia.Para algumas pessoas, abrir uma página em branco e derramar seu coração e alma é algo natural. Para outros, pode não ser tão simples assim. No entanto, quando se trata da prática do diário de gratidão, as “regras” são bastante simples.
Ele pode ser feito de maneira simples, anotando uma lista de coisas pelas quais é grato, ou de maneira mais elaborada, escrevendo sobre uma experiência ou momento específico pelo qual é grato. Algumas dicas para começar a escrever um diário da gratidão são:
- Escolha um horário do dia para escrever no seu diário. Pode ser logo após acordar, antes de dormir ou em qualquer outro momento do dia que você sinta que tem um momento de reflexão.
- Tenha um lugar específico para escrever o seu diário da gratidão. Pode ser um caderno ou um aplicativo no celular.
- Anote coisas pelas quais é grato, mesmo que pareçam pequenas ou insignificantes. Pode ser um bom momento com os amigos, um prato de comida gostoso ou até mesmo o sol brilhando lá fora.
- Se quiser, acrescente detalhes às suas anotações. Por exemplo, se você está grato por um bom momento com os amigos, escreva sobre o que fez, o que falou e como se sentiu.
- Não se sinta obrigado a escrever todos os dias. Se você tiver um dia mais corrido ou estiver sem inspiração, não se preocupe em pular um dia. O importante é escrever o diário da gratidão de maneira consistente e sincera.
Veja 8 motivos pelos quais você deveria ter um diário de gratidão
Está em busca de algo que pode melhorar seu humor durante esses tempos difíceis, aqui estão 8 motivos poderosos e apoiados por especialistas que o motivarão a iniciar um diário de gratidão agora.
1- Desenvolve a sua felicidade
Uma dose diária de amor-próprio ajuda muito a melhorar seu estado mental. Ter um diário de gratidão dá a você algo para examinar e se fortalecer, especialmente naqueles dias em que a vida parece difícil ou em que nada está indo do seu jeito.
Dedicar um minuto para comemorar um sorriso diário ajuda muito a aumentar seu bem-estar. Várias pesquisas descobriram que as pessoas que contam conscientemente suas bênçãos tendem a ser mais felizes e menos deprimidas.
2 – Proporciona a mudança da mente
Mostrar gratidão e escrevê-la encoraja você a se concentrar no que você tem em sua vida, e não no que está faltando. Isso resulta na liberação de dopamina e serotonina, os neurotransmissores responsáveis por nos fazer sentir bem e, por sua vez, aliviar sentimentos de ansiedade e depressão. Isso muda sua mentalidade de falta para abundância e permite que você esteja mais presente e atento ao começar a ver as pequenas alegrias de cada dia.
Semelhante a como o exercício físico regular melhora sua força e resistência, o diário de gratidão regular pode aumentar sua aptidão mental, fortalecendo esses caminhos neurais, como mostram estudos.
3- Muda sua perspectiva do dia
Uma simples observação sobre algo pelo qual você é grato pode ajudar a mudar instantaneamente sua perspectiva do dia. Você pode facilmente passar de dizer que teve um dia terrível para perceber que seu dia teve ótimos aspectos simplesmente olhando para trás nas declarações positivas que você escreveu.
O hábito de agradecer redireciona sua atenção para longe de coisas negativas que podem acontecer e reorienta sua atenção para coisas positivas que aconteceram.
4- Te ajuda a reviver momentos felizes
Quando mergulhamos em pensamentos felizes, um momento romântico do passado ou um evento emocionante, isso desencadeia endorfinas e emoções como se estivesse acontecendo novamente. Esse pequeno impulso de felicidade pode ajudar muito a redefinir seu humor e ajudá-lo a encontrar a alegria em sua vida.
5- Te auxilia a fazer melhores escolhas
Registrar pensamentos positivos, em oposição aos negativos, demonstrou melhorar os sentimentos, ajudá-lo a fazer escolhas melhores e, em geral, aumentar a satisfação na vida diária. Também pode ser a razão pela qual você inconscientemente escolhe alimentar seu corpo com alimentos mais saudáveis, se esforçar para fazer aquele treino em casa ou pegar o telefone para ligar para sua avó.
Depois que você adquire o hábito de fazer um diário, ele permite que você esteja mais presente e atento à medida que começa a ver as pequenas alegrias de cada dia. Estudos mostram que quando seu cérebro é priorizado para ser feliz, os outros elementos de sua saúde mental, física e emocional se alinham mais facilmente para manter esses sentimentos positivos em todos os níveis.
6- Desenvolve sua resiliência
Começar cada dia escrevendo em seu diário de gratidão coloca você em um estado de espírito positivo e o torna mais capaz de lidar com os altos e baixos do seu dia.
Quando as coisas dão errado, você é capaz de lidar muito melhor porque sabe o que é certo em sua vida.
Isso percorre um longo caminho, especialmente hoje, à medida que forjamos território desconhecido e nos deparamos com incertezas diárias que podem facilmente abalar nosso medidor de felicidade.
7- Ajuda a reduzir o estresse
Dedicar um tempo para parar o que está fazendo e escrever em seu diário de gratidão reduz o estresse. A pesquisa mostra que o registro no diário permite que o lado direito do cérebro – o lado conectado à imaginação, visualização, artes e intuição – “se liberte” enquanto envolve produtivamente o lado esquerdo do cérebro – o lado da lógica e da análise.
8- Melhora a qualidade do sono
Estudos continuam mostrando uma correlação positiva entre gratidão e qualidade e duração do sono. Há algo inatamente calmante na prática do diário de gratidão que ajuda a aliviar a mente e se mostra especialmente benéfica antes da hora de dormir.
É também a razão para manter seu diário de gratidão em sua mesa de cabeceira e escrever uma pequena nota ou frase feliz para si mesmo antes de se deitar.
Resumo sem Filtro
Pode parecer estranho todos esses benefícios que um simples hábito de escrever pode fazer em nossas vidas, né? Em um nível subconsciente, o diário de gratidão ajuda a contrabalançar nosso viés de negatividade.
Se alguém elogiar seu novo corte de cabelo ou roupa, você provavelmente não se lembrará disso além do momento em questão. Se alguém criticar seu estilo, no entanto, você provavelmente se lembrará dele para sempre.
Criticar e focar nos problemas vêm facilmente. Para a maioria de nós, apreciar e focar no bem exige esforço. Ao manter um diário de gratidão, você desenvolve uma prática que o mantém responsável por desenvolver apreciação e desfrutar de dias mais felizes.
Traduzir pensamentos para uma linguagem concreta – seja oral ou escrita – tem vantagens sobre apenas pensar os pensamentos: torna você mais consciente, aprofundando o impacto emocional.
Escrever um diário de gratidão tornará a gratidão tão natural quanto respirar. Simplesmente acontece sem você perceber. É como usar uma escova de dentes, diariamente, para sua mente.
Está pronta para começar o seu diário da gratidão?