Beta-glucana: o que é, para que serve e seus efeitos
Quando falamos sobre ativos que estão chegando no mercado e causando ótimas impressões para as amantes dos cuidados com a pele, o beta-glucana tem sido um dos mais citados.
Então, no artigo de hoje, vamos te contar tudo que você precisa saber sobre esse composto que vai te ajudar a continuar bonita e sem filtro.
O que é Beta-glucana?
A beta-glucana faz parte do grupo dos polissacarídeos – carboidratos – e são encontradas em fungos, levedura (fungos unicelulares), bactérias e cereais.
Dependendo da sua origem, as suas ligações químicas são diferentes e, com isso, as recomendações de consumo também mudam.
Algumas variações do beta-glucan são, inclusive, recomendados como bons anti-inflamatórios e na redução do colesterol.
Mas estamos falando do uso em nossa pele, não é mesmo?
Beta-glucana: para que serve
Para entender o que esse polissacarídeo pode proporcionar à nossa pele, é preciso primeiro saber como ele age na natureza.
A função dos β-glucans é proteger as sementes durante a fase de dormência para que a germinação ocorra mais pra frente.
E quando falamos em proteger, é manter a semente seca, absorvendo a umidade do ar.
Beta glucan: para que serve na pele
Existem vários benefícios para quem usa algum cosmético com esse ativo. O mais comum utilizado em cosméticos são provenientes da aveia, e podemos destacar:
- Alta hidratação da pele (assim como o ácido hialurônico)
- Regeneração da pele
- Recuperação da barreira cutânea
- Prevenção do envelhecimento precoce
- Melhora das linhas finas
- Melhora da regeneração e cicatrização celular
Sobe os efeitos da Beta Glucana no Skincare, de acordo com o site da Adcos Profissional, de uma forma geral, ainda “promove ação bioestimulante e regenerativa acelerando a cicatrização cutânea”. Estimula a atividade dos Macrófagos e Células de Langerhans (células de defesa da pele), modulando a atividade do sistema imunológico da pele e reforçando a capacidade da pele se proteger contra as agressões externas. Previne a redução dos níveis de moléculas antioxidantes de epiderme e inibem a peroxidação dos lipídios da pele. Promove ação anti-irritante, anti-inflamatória e reduz a vermelhidão, além de combater a ação dos radicais livres. Hidrata e suaviza.