Os alfa-hidroxiácidos ou AHAs são elogiados pelos dermatologistas pelas suas várias funções e por abranger tipos diferentes de ácidos com uma opção para cada tipo e preocupação com a pele.
O que são alfa-hidroxiácidos ou AHAs?
Os alfa-hidroxiácidos são um grupo de compostos ácidos, na maioria das vezes derivados de fontes vegetais. Há uma variedade de diferentes por aí, alguns dos mais comuns incluem: glicólico (derivado da cana-de-açúcar), láctico (derivado do leite azedo), cítrico (derivado das frutas cítricas) e málico (derivado da maçã), ácido mandélico (das amêndoas amargas) e o ácido tartárico (das uvas).
Embora todos eles atuem na superfície da pele como esfoliantes químicos, eles diferem em tamanho e, posteriormente, em penetração e potência. Quanto menor a molécula, mais profunda é a penetração. No entanto, por outro lado, o aumento da penetração também pode significar uma maior probabilidade de irritação, principalmente se sua pele já for sensível.
É por isso que o tipo de alfa-hidroxiácido que você escolhe, sua concentração e o produto que ele contém são muito importantes.
Benefícios dos alfa-hidroxiácidos para a pele
Por definição, qualquer tipo de ácido esfoliará a pele , mas os AHAs vão além desse dever e apresentam outros benefícios.
Eles são um esfoliante de superfície:
À medida que as células da pele morrem, elas podem se aglomerar e ficar presas em cima da pele. Os alfa-hidroxiácidos dissolvem a “cola” que os mantém juntos, ajudando-os a se desprender suavemente. O resultado? Maior brilho, uma textura mais suave e menos manchas escuras. Essa esfoliação química é o que torna os AHAs uma boa escolha para aqueles com pele sensível, para quem a esfoliação física (esfoliação manual) pode resultar em vermelhidão e inflamação.
Aumente a produção de colágeno:
Os AHAs não funcionam apenas na epiderme; eles também podem ter efeitos na camada mais profunda da pele (ou na derme). Estudos mostram que todos os AHAs promovem até certo ponto o desenvolvimento do colágeno, e mais colágeno equivale a menos linhas e rugas.
Ajudar a hidratação da pele
Ácido glicólico, ácido málico e ácido lático, por exemplo, são umectantes. O que significa que atraem água para a pele. O ácido lático, em particular, é uma boa escolha para quem tem pele seca.
Oferecer benefícios antioxidantes:
Entre os AHAs, o ácido cítrico, em particular, se destaca por suas propriedades antioxidantes, tornando-o uma ótima escolha para combater os danos dos radicais livres e também clarear manchas escuras.
Alfa-hidroxiácidos vs. outros ácidos
De um modo geral, os AHAs tendem a ser menos propensos a causar irritação do que os BHAs. Eles também têm benefícios ligeiramente diferentes: Os BHAs são melhores para diminuir a produção de óleo, então são ótimos para peles com tendência a acne, mas são mais agressivos que os AHAs. Enquanto isso, os PHAs são moléculas muito maiores do que o maior AHA. Como tal, eles são os menos irritantes de todos os ácidos existentes.
Efeitos colaterais
Todos devem ser diligentes em encontrar a concentração certa e a combinação certa de AHAs para seu tipo de pele. Por isso é fundamental que um dermatologista faça a avaliação na sua pele.
O uso excessivo, ou o uso de uma concentração muito alta, pode levar à pele irritada e inflamada e pode desencadear outras condições subjacentes, como rosácea e eczema. Também vale a pena notar: os AHAs tornam sua pele mais sensível à luz solar, portanto, seja mais cuidadoso ao aplicar protetor solar diariamente e reaplicar a cada duas horas. Não esqueça!
O que o alfa-hidroxiácido faz com a sua pele?
O ácido alfa-hidroxi esfolia as camadas superiores da pele para minimizar o embotamento e uniformizar a textura; alguns AHAs também podem estimular a produção de colágeno, enquanto outros têm propriedades antioxidantes e hidratantes.
Posso usar alfa-hidroxiácido todos os dias?
A frequência com que você usa alfa-hidroxiácido depende do ácido, do produto e da pele em particular. Siga as instruções do produto, mas sempre comece devagar, usando qualquer AHA apenas uma ou duas vezes por semana e aumentando gradualmente a frequência conforme sua pele tolerar.
Resumo Sem Filtro
Os alfa-hidroxiácidos tem como função esfoliar as camadas superiores da pele para uniformizar a textura. E estudos mostram, que alguns AHAs também podem estimular a produção de colágeno, enquanto outros têm propriedades antioxidantes e hidratantes.