Encarar a acne é muito difícil. E lidar com isso e com todas as outras lutas do resto da vida, como trabalho, estudo e relacionamentos, entre outras coisas, pode parecer esmagador.
Às vezes, é difícil separar a acne das nossas qualidades. É fácil deixar a acne parecer uma parte de nossa identidade. E assim, ela se torna grande o suficiente para impactar o resto de nossas vidas – e até afetar negativamente nossa saúde mental.
Mas é tão importante lembrar, você não é sua acne. Sua identidade é forte e poderosa entre todas as coisas. Separamos algumas informações sobre a relação entre acne, saúde mental e dicas para você conseguir passar por essa fase com menos angústias.
Acne e Saúde Mental
A acne pode sim ser um fator que desenvolvedor de surtos, ansiedade e depressão, entre outros problemas de saúde mental. De acordo com um estudo publicado, no primeiro ano após o diagnóstico de acne, os pacientes têm um risco 63% maior de desenvolver depressão em comparação com pacientes que não tiveram acne.
Acne também pode impactar como socializamos com os outros. Em um estudo publicado no Indian Journal of Dermatology , foi afirmado que a acne e as cicatrizes de acne impactam como as pessoas se apresentam em situações sociais, além de impactar até mesmo na forma de se vestir.
O que fazer se você estiver lutando contra a acne
Se você sente que sua saúde mental está abalada – seja ansiedade, depressão ou uma autoimagem negativa – e está afetando a maneira como você vive e se relaciona com os outros e com você, vale a pena procurar alguém para receber ajuda.
Felizmente, existem recursos que podem te ajudar a lidar melhor com esse sentimento. Cercar-se de pessoas que gostam de você, também é muito importante. Conversar é uma ótima maneira de começar essa luta.
Encontrar pessoas que estão passando pelo mesmo que você também é uma ótima maneira de combater as associações negativas que fomos condicionados a pensar sobre a acne. Pelas redes sociais, seguir contas que falam de forma positiva sobre acne é fundamental. Nós não somos a nossa pele e não há nada ruim sobre a acne! Separe sua acne de sua identidade.
Uma dica é que tenha um diário onde anote três coisas que você ama ou gosta em você todos os dias. E não se compare. Lembre-se sempre que somos únicos e que cada caso é um caso.
Como começar a lutar contra a acne?
Quando se trata de acne, pode ser difícil saber o que está causando e, por sua vez, difícil identificar uma solução. Uma coisa que é importante lembrar é que um médico especialista é a pessoa certa para te ajudar a cuidar da sua pele. Ou seja, se você tiver acesso a um dermatologista, visite-o! Se sua acne for persistente, dolorosa ou profunda, um bom dermatologista pode fornecer a ajuda de que você precisa.
Se você estiver procurando por informações adicionais sobre a acne, mantenha sua rotina de cuidados simples. Não limpe demais ou use produtos com ingredientes agressivos.
Os dermatologistas recomendam o uso de produtos de limpeza suaves com ativo para combater a acne, como o ácido salicílico, um tipo de beta-hidroxiácido (BHA) que limpa o excesso de óleo e sujeira. Aqui em nossa comunidade temos um artigo sobre sabonete para pele oleosa com opções de vários preços.
Hidratação é importante também para as peles oleosas. Pode ser tentador evitar hidratantes se você tem pele propensa a acne, mas é tão importante hidratar a pele com acne quanto a pele sem ela, para manter o equilíbrio na barreira da pele.
Procure um hidratante para pele oleosa leve com agente anti-inflamatório ou com propriedades antioxidantes.
Evite cutucar a acne e a pele. Uma maneira fácil de ajudar isso é usar um adesivo para acne, pois os escudos físicos ajudam a manter as mãos longe da acne!
Resumo sem Filtro
Se você não consegue descobrir as causas da sua acnes e quais produtos usar, entre em contato com seu dermatologista e converse sobre os próximos melhores passos para sua pele! E o mesmo vale para sua saúde mental, nunca hesite em entrar em contato e pedir ajuda quando a vida parecer difícil, não importa o motivo.
Aqui no Bonita sem Filtro a página Juntos pelo Vida tem um canal direto com a CVV além de uma lista de unidades CAPs por todo o Brasil para atendimento psicológico gratuito.
Lembre-se, você não é sua acne e você é digna de toda a felicidade!