Embora tenham um papel vital no funcionamento do seu corpo, os poros da pele têm uma má reputação. A cada dia surgem mais produtos com o objetivo de bani-los da vista. E sabemos que esse é o desejo de muitas pessoas sem nem mesmo entenderem por que estão lá ou como funcionam. Isso pode levar a desinformação e, até mesmo, causando maus tratos à sua pele.
Hoje estamos dando alguns passos para trás para discutir a função dos poros e abordar alguns dos mitos comuns.
Como funcionam os poros da pele
Os poros são, na verdade, folículos capilares que abrigam pelos minúsculos. Eles também são onde vivem as glândulas sebáceas (óleo) e sudoríparas (soporíferas). Mais do que isso, tanto o sebo quanto o suor são secretados pelos poros.
Embora você possa associar essa sensação oleosa apenas a coisas ruins – ou seja, um rosto brilhante – excretar óleo pelos poros é a maneira do seu corpo lubrificar e proteger sua pele. E quando seu corpo excreta suor, essa é a maneira de desintoxicar e esfriar.
Os poros também são importantes nos cuidados com a pele, pois são um dos meios pelos quais os ingredientes tópicos dos cuidados com a pele penetram nas camadas mais profundas da epiderme para cumprir sua função. Por isso, é ideal que você limpe a pele antes de aplicar hidratantes. Essa limpeza não só remove a maquiagem e a sujeira, mas também limpa os poros e permite uma melhor absorção do produto.
De qualquer forma, o principal problema de cuidados com a pele ao redor dos poros é que às vezes eles excretam muito sebo, o que pode causar poros dilatados. Além disso, quando o óleo se mistura com sujeira e bactérias, pode resultar em acne ou pode deixar seus poros mais escuros. Há também casos em que os poros não secretam óleo suficiente, o que se torna mais comum à medida que envelhecemos. Isso leva à pele seca, que pode parecer sem brilho.
Os principais mitos sobre poros
Para poder desmistificar algumas das principais dúvidas sobre os poros, escolhemos três mitos mais comuns sobre os poros da pele. São eles:
Pontos pretos na pele sem sempre são cravos
Há muita confusão quando se trata de cravos. Cravos são uma forma de acne e, podemos dizer que é um tampão endurecido de sebo e células mortas dentro de um poro. Parece preto porque foi oxidado (exposto ao ar). Um cravo extraído tem uma cabeça preta e cerosa com uma cauda branca ou transparente.
Esses pontos cinza do tamanho de uma cabeça de alfinete que você vê no nariz e nas bochechas são provavelmente filamentos sebáceos, não cravos. Quando extraídos, parecem pêlos finos, brancos ou amarelos.
Você pode reduzir a aparência dos filamentos sebáceos limpando-os regularmente e mantendo uma rotina, mas eles voltarão consistentemente, pois são a maneira da pele canalizar a oleosidade para o rosto.
Você não pode abrir e fechar os poros
Exatamente, a água fria não fecha os poros, e a água quente e o vapor não abrem os poros. O que acontece é que água gelada promove a contração temporária da pele, enquanto a temperatura mais elevada faz o efeito contrário, dilatando os orifícios. No entanto, ambos atuam de forma temporária.
É claro que existem técnicas que utilizam tanto a água gelada para suavizar os poros quanto o vapor para dilatá-los. Na Coreia, por exemplo, eles utilizam gelo para disfarçar visivelmente a aparência dos poros. E aqui no Brasil é muito comum a utilização de vapor para facilitar no processo da limpeza de pele.
Você não pode esconder seus poros permanentemente
O tamanho dos seus poros é baseado na genética, assim como a cor do seu cabelo. Você pode tingir temporariamente o cabelo e pode alterar temporariamente o tamanho dos poros cuidando deles e evitando que se preencham de óleo e sujeira. Mas não caia em truques ou tratamentos que prometem mudar permanentemente seu tamanho.
Produtos são capazes apenas de minimizar a textura da pele fisicamente. Os primers para poros, por exemplo, podem preencher essa cavidade e criar um efeito mate. Mas tudo é temporário.
Resumo sem Filtro
É muito importante que você entenda que não existe pele sem poros, por mais que a gente veja com frequência em fotos nas redes sociais (Lembre-se, os filtros enganam!).
Além do mais, os poros têm um papel fundamental para a saúde da sua pele. Por causa dessa realidade inescapável, você nunca pode se livrar deles completamente. O que você pode fazer, no entanto, é manter seus poros livres de quaisquer impurezas que possam fazê-los parecer maiores.