O ácido salicílico é uma dos ativos mais buscados quando o assunto são as espinhas. Existe uma enorme quantidade de pesquisas que apoiam o uso do ácido salicílico como um tratamento eficaz para pele oleosa e com tendência à acne
Se você já lidou com acne, certamente já experimentou um produto à base de ácido salicílico, seja um sabonete, tônico ou sérum. E preparamos esse artigo para você que deseja conhecer um pouco mais desse ativo.
O que é ácido salicílico?
O ácido salicílico é um ingrediente extraído da casca do salgueiro. É um tipo de esfoliante químico chamado beta-hidroxiácido (também conhecido como BHA).
Quando bactérias, detritos, sebo e células mortas da pele se misturam, um entupimento se forma dentro de seus poros. Ao contrário dos alfa-hidroxiácidos (AHAs), que são solúveis em água, o salicílico é solúvel em óleo, o que o torna capaz de cortar o óleo e esfoliar profundamente para remover esse bloqueio nos poros.
O ácido salicílico funciona aumentando a quantidade de umidade na pele e dissolvendo a substância que faz com que as células da pele se unam. Isso facilita a eliminação das células da pele.
Ou seja, ele promove uma esfoliação suave que desobstrui os poros. E também atua na redução do processo inflamatório, auxilia na diminuição da produção de sebo, diminui as imperfeições da acne e melhora a textura da pele.
Benefícios do ácido salicílico
Graças às suas propriedades, o ácido salicílico é usado para tratar uma variedade de condições da pele fora da acne, de verrugas a caspa. Aqui listamos alguns benefícios do ácido salicílico para saúde da pele:
Esfolia a pele morta
O ácido salicílico é um queratolítico e, como tal, estimula a renovação celular e ajuda a eliminar as células mortas, o que, por sua vez, pode melhorar a textura da pele.
Desobstrui poros entupidos
O ingrediente solúvel em óleo é capaz de penetrar e desobstruir os poros, o que pode prevenir o surgimento de acne superficial, como espinhas, cravos, e pequenas espinhas vermelhas.
Remove o excesso de óleo
Como o ácido salicílico é solúvel em óleo, ele pode penetrar abaixo da superfície da pele para limpar o excesso de sebo dos poros e reduzir a oleosidade. Isso pode, por sua vez, também levar a uma melhora na aparência dos poros.
Previne cravos e espinhas
Não apenas o ácido salicílico trata as espinhas e cravos existentes, mas também, impede que eles retornem ao nível da superfície da pele.
Combate a acne
Por ser lipofílico, o ácido salicílico pode penetrar profundamente nos poros para evitar a formação de acne no futuro.
Minimiza os poros
Como um produto adstringente, o ácido salicílico pode diminuir ativamente o tamanho dos poros, reduzindo assim a sua aparência.
Reduz a inflamação
O ácido salicílico possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a tratar a irritação e a vermelhidão relacionadas às erupções cutâneas.
Quais são os efeitos colaterais do ácido salicílico
O ácido salicílico é mais indicado para quem tem pele oleosa e acne superficial. Mas lembrando que cada pele é única e ele pode sim causar irritação.
De modo geral, alguns dos efeitos colaterais mais comuns do ácido salicílico incluem pele ressecada, ardente e irritada, em geral, nas áreas de aplicação. Porém, esses efeitos colaterais são mais comuns no início do tratamento e não devem continuar.
Se eles continuarem ou piorarem, você definitivamente deve entrar em contato com seu dermatologista para informá-los como sua pele está reagindo.
Além disso, o ácido salicílico pode tornar sua pele mais sensível à luz solar e causar queimaduras solares facilmente. Embora você deva sempre proteger sua pele do sol, é especialmente importante ao usar ácido salicílico limitar sua exposição ao sol o máximo possível e sempre usar e reaplicar protetor solar.
Como usar o ácido salicílico na pele?
Aplique o ácido salicílico apenas o suficiente para cobrir a área afetada e esfregue-o suavemente na pele. Comece a aplicá-lo em dias alternados e observe como sua pele reage após cada aplicação. Se estiver causando alguma irritação, você precisará dar um espaço de tempo maior e/ou talvez intensificar a hidratação.
A concentração recomendada de um produto com ácido salicílico varia de pessoa para pessoa e deve ser orientada pelo seu dermatologista. O mesmo se aplica à frequência de uso. É importante usar o ácido salicílico com moderação até saber o quanto a sua pele pode tolerá-lo.
Posso usar ácido salicílico todos os dias?
Embora não haja problema em usar ácido salicílico todos os dias, isso pode causar irritação. Muitos dermatologistas, portanto, recomendam usar o ácido com moderação, começando com a aplicação três vezes por semana e aumentando a partir daí. Siga sempre a orientação do seu médico ou da marca.
Pode usar ácido salicílico durante o dia?
Sim, o ácido salicílico pode ser usado tanto na rotina diurna quanto na noturna. Mas lembre-se sempre do uso do protetor solar
O ácido salicílico pode ressecar a pele?
Sim, o ácido salicílico pode causar ressecamento. Por isso, é melhor começar com moderação e combiná-lo com um produto mais hidratante.
Resumo sem Filtro
O ácido salicílico é um verdadeiro astro dos produtos para acne e espinhas, sendo uma ótima opção tanto para tratamento como para prevenção. Hoje, no mercado, encontramos com facilidade vários produtos com esse ativo na formulação.
Agora, queremos saber de você: o ácido salicílico está na sua rotina de skincare? Se sim, qual é o seu produto favorito com ácido salicílico? Deixe nos comentários!