Que há vários tipos de delineadores disponíveis no mercado, não é novidade para ninguém. No entanto, você pode dizer que conhece todos eles? Bom, se não conhece ainda, depois deste artigo vai conhecer! Aqui vamos explicar timtim por timtim desde os diferentes tipos de delineadores até os melhores pincéis para começar a praticar seu delineado gatinho.
O delineado é visto como dificílimo por muitas pessoas. Contudo, quem domina a técnica afirma categoricamente que acertar aquele delineado dos sonhos é apenas questão de prática. Nesse sentido, você pode procurar os tutoriais do YouTube,Instagram ou TikTok: se não praticar, não vai melhorar. Além disso, dentre todas as opções disponíveis, você precisa encontrar aquela que é mais confortável para você. Sendo assim, o resultado será ainda melhor. Ou seja: nada de desistir desse delineado meu bem!
O que é o delineador

Antes de entrarmos propriamente na questão dos tipos de delineadores, vamos apresentar nosso amiguinho aqui a você: o delineador.
O delineador é um produto cosmético, cuja principal finalidade é realçar o olhar. Ele é aplicado no contorno dos olhos, rente à raiz dos cílios. Há diversas formas de se fazer um bom delineado. Ele pode ser mais fino, mais grosso, possuir cores diferentes e mesmo formatos variados. Tudo depende do que você pretende com o delineado.
Algumas pessoas usam o delineador para dar a impressão ou de olhos mais abertos, ou de olhos mais fechados. Dependendo da técnica utilizada, ele também pode levantar o olhar ou mesmo alongá-lo. Da mesma forma, pode dar a impressão de olhos maiores ou menores.
O resumo disso é: o delineador é super versátil, sem dúvida. E é exatamente por isso que você não deveria desistir de tentar aperfeiçoar sua técnica.
Como escolher o melhor delineador para você
Assim como tudo nessa vida, o melhor delineador é questão de gosto pessoal. Não importa se você é do time dos delineadores coloridos ou gosta das cores mais neuras. O ideal é que você tenha um produto que você considere fácil de manusear, que tenha um tom que favoreça seu olhar, e também que seja adequado às suas necessidades.
Nesse sentido, você pode achar mais fácil usar um delineador em gel ou em caneta. Pode preferir um preto, marrom ou mesmo colorido. E, conforme suas necessidades, pode optar por um produto que tenha não apenas uma boa pigmentação, mas que seja à prova d’água também, por exemplo.
Assim sendo, dá pra perceber que o ideal é testar vários produtos, não é mesmo? Dessa forma, não tenha medo, teste mesmo. Em shoppings é muito comum encontrar lojas de produtos de beleza que permitam que você teste os produtos. Essa é a forma mais fácil de ter acesso a diversos formatos e tipos de delineador, sem precisar desembolsar dinheiro em um produto que quem sabe não seja ideal para você. Por isso, aproveite cada oportunidade e teste muito!
Tipos de delineadores
Antes de mais nada, uma informação importante: o delineador está entre nós há muito mais tempo do que muitos imaginam. Historiadores, por exemplo, datam o uso do delineador para meados de 10 mil anos a.C nas regiões do Egito e Mesopotâmia – uau, hein? Bom, se dermos uma olhada na arte egípcia, já o vemos bem presente nas representações humanas. Naquela época, tanto homens quanto mulheres faziam uso do delineador. Na história mais recente, houve um grande período em que ele era de uso exclusivo das mulheres – os homens só o utilizavam em peças de teatro, por exemplo. E atualmente, para alegria de todos, o delineador voltou a ser de uso comum a ambos os gêneros.

Durante sua história, o produto foi evoluindo, tanto em formatos quanto em tipos de produto. Sendo assim, hoje em dia há diversos tipos diferentes de delineador. E, portanto, fica muito mais fácil encontrar aquele que é ideal para você!
Atualmente temos os seguintes tipos de delineador disponíveis no mercado:
- Líquido
- Caneta
- Lápis
- Gel
- Pó
Vamos então conhecer cada um deles para, dessa forma, você ter um norte na hora de escolher o seu!
Delineador líquido

O delineador líquido é o tipo de delineador mais popular, muito comum nos kits de maquiagem mundo afora. No entanto, apesar de ser o mais comum, ele não é necessariamente o mais fácil de usar. Isso acontece por conta do formato do pincel que normalmente vem na tampa da embalagem. Ele pode não dar a estabilidade necessária para um traço super retinho, precisando de um pouco mais de prática para dominá-lo. Também é um pouco curto, o que o torna não tão anatômico assim.
No entanto, depois que você o domina, ele é o tipo ideal para quem busca um traço preciso. Além disso, com ele você consegue variar a espessura do traço, desde aqueles bem fininhos até os mais espessos. Por ser líquido, o ideal é deixá-lo secar bem para evitar borrões. O fato de ser líquido o torna ideal para ser utilizado por cima de sombras com glitter, por exemplo.
Caneta delineadora

O delineador em caneta é um dos favoritos de quem está iniciando nesse mundo. O formato de caneta é muito anatômico, o que traz mais segurança na hora de pegar. Há diversos tipos de pontas diferentes para este tipo de delineador. Portanto, você pode escolher ou pontas mais finas ou mais espessas.
A aplicação do delineador em caneta é muito prática, pois não é necessário mergulhar o pincel no produto. O produto já está na ponteira. Dessa forma, ele se torna mais prático de ser utilizado. Você pode guardá-lo facilmente em um nécessaire e já tem o aplicador junto com o delineador num produto só.
Lápis delineador

O delineador em lápis é o melhor para quem está começando. Ele tem um formato anatômico e o material do qual é feito é mais fácil de aplicar. Ele pode ser apresentado em formato de lápis mesmo, em barra – chamado de kajal – ou mesmo em forma retrátil. No entanto, dificilmente você consegue uma ponta bem fininha. Portanto, o delineado vai sair mais grossinho, com uma pegada mais natural. Além disso, ele não permite delineados super elaborados.
Graças ao material de que é feito ele borra com facilidade. Uma dica para evitar os borrões é fazer a selagem com uma sombra preta. Dessa forma, você garante que ele não vá carimbar sua pálpebra.
Delineador em gel

Preferido dos profissionais de maquiagem, o delineador em gel é um arraso. Sua consistência mais grossinha evita que ele borre com facilidade. Essa consistência também torna sua aplicação mais fácil e, caso necessário, um cotonete úmido resolve erros rapidinho. Ele costuma ter boa pigmentação e durabilidade, o que o torna uma ótima opção de investimento.
No entanto, pelo fato de ele vir em um potinho, para aplicá-lo é preciso ter um pincel à parte, chanfrado, com a ponta bem fininha. Dessa forma você conseguirá brincar com a espessura do traço com facilidade.
Delineador em pó

O delineador em pó é uma ótima opção para quem busca um traço mais suave. Por ser em pó, ele esfuma com facilidade, trazendo dessa forma mais versatilidade ao produto. Ele também é uma excelente opção para iniciantes.
Se você deseja um traço mais preciso, use um pincel fininho umedecido. O resultado será um traço mais fino, preciso e pigmentado.
Melhores pincéis para aplicar delineador
Os delineadores líquidos e em gel são considerados os favoritos dos profissionais de maquiagem. Eles entregam muita versatilidade, além de excelente pigmentação e facilidade na hora de fazer alguma correção. A melhor forma de utilizá-los é investindo em bons pincéis para a aplicação. Mesmo no caso da versão líquida, que costuma já vir com um pincel, ter outras opções garante a possibilidade de acabamentos diferenciados.
Além disso, cada vez mais os delineadores têm sido usados com ousadia. São delineados geométricos, maquiagem com cut crease, desenhos mil. Dessa forma, ter pincéis variados garante que a aplicação entregue aquilo que você espera.
Há diversos tipos de pincéis que podem ser usados para um delineado perfeito. Vamos te apresentar os melhores para, dessa forma, você já ir pensando em qual seria o ideal para você.
Pincel de alta precisão

O pincel de precisão é o legítimo pau pra toda obra. Ele funciona com qualquer tipo de delineador. No entanto, suas características o tornam perfeito para delineados mais artísticos e cheios de detalhes. Por ser bastante maleável, no entanto, ele não é indicado para quem ainda não domina o delineado. Já os profissionais não abrem mão desse modelo!
Pincel para delineador de topo reto

Este modelo tem as cerdas retas, bem alinhadas no topo. Por isso, ele é ótimo para quem está dando os primeiros passos no uso de pincéis para delineado. O formato reto das cerdas facilita a aplicação, permitindo traços mais retinhos. Por ser fino, ele pega pouco produto, gerando uma boa economia e evitando desperdício.
Clássico pincel extrafino

Este modelo é super tradicional. Seu formato permite fazer aquele delineado fininho que faz a cabeça de muitas pessoas. No entanto, ser fininho é um fator complicador para quem não pegou o jeito do delineado ainda. Para usá-lo com facilidade é preciso ter uma boa mão e praticar bastante.
Pincel chanfrado

Este é o clássico queridinho dos make-up artists! Nesse modelo, o tipo das cerdas é cortado em formato reto, mas na diagonal. Permite um traço perfeito, além de permitir brincar com a espessura do mesmo. Sem dúvida, é o modelo perfeito para quem ama um delineado gatinho!
Dicas para facilitar o seu delineado

Nos primeiros usos, é comum que você ainda não tenha muita segurança na hora de fazer um bom delineado. Contudo, há alguns hacks e dicas que podem te ajudar a conseguir um traço mais retinho enquanto você pratica para ficar craque. É provável que você já tenha esbarrado com alguma dessas dicas internet afora. No entanto, reunimos aqui as principais dicas para você encontrá-las todas num lugar só!
- Use fita adesiva. A fita adesiva é um hack já bem conhecido. É uma ótima maneira de se conseguir um delineador no ângulo ideal e bem marcado. Ela também ajuda a deixar a sombra bem marcada. Para isso, tudo o que você vai precisar é de 2 pedaços de fita, de cerca de 5cm, e posicioná-las ao lado dos olhos, no ângulo desejado. Então, basta seguir essas linhas e traçar seu delineado gatinho!
- Não use hidratante na área onde você passará o delineador. O hidratante é imprescindível antes de qualquer maquiagem, contudo, nessa área específica, pode prejudicar a fixação do produto.
- Pincel chanfrado + delineador na mão. Uma dica muito bacana é passar um pouco de delineador líquido na mão, e pegá-lo com um pincel chanfrado. É uma boa forma de, por exemplo, aproveitar o delineador líquido que você não está usando porque não se deu bem com o aplicador.
- Comece de fora para dentro. Outra dica bacana é iniciar o delineado pelo canto externo do olho. Nessa hora, ter um pincel de base reta, como o chanfrado, pode ser ótimo. Dessa forma, você dá uma “carimbada” de leve no ângulo desejado e só então faz o traçado mais forte. Um bom ângulo é aquele que segue o formato da parte inferior do olho, indo em direção ao cruzamento entre essa linha e a da sobrancelha.
- Faça o delineado de olhos abertos. É a maneira ideal de evitar erros. Além disso, ajuda quem tem aquele tipo de pálpebra mais gordinha a traçar o delineado ideal.
- Não estique a pálpebra para fazer o traço. As chances de um delineado torto dessa forma são imensas. Isso porque puxando o canto do olho, você deforma o formato do seu olho. E você não sai por aí de olhos esticados, certo?
- Carimbe primeiro os cantos externos dos dois olhos, depois faça o traço definitivo. Isso vai te ajudar a conseguir dois traços simétricos de forma mais fácil.
- Corrija com cotonete + hidratante de rosto ou primer. Umedeça bem uma das pontas do cotonete no produto, apague o erro, e retire o excesso de produto com a outra ponta.
- Preencha do meio do olho para o canto externo. Começar do canto interno e já fazer o traço em direção ao canto externo é um caminho muito longo. Divida o “trabalho” em duas partes e tudo fica mais fácil. Aqui você já pode usar o pincel próprio do delineador líquido, ou continuar com o pincel.
- Na hora de preencher rente aos cílios pode dar uma puxadinha de leve no canto do olho. Nesse momento isso pode ajudar a fazer um traço bem rente aos cílios.
- Vá corrigindo durante o processo. Se cometeu algum erro, já faça a correção. Assim você evita que os delineados de ambos os olhos fiquem muito diferentes um do outro.
- Na parte interna, passe quase como se estivesse passando na parte interna do olho. Quase, ok? Ou seja: vá carimbando o delineador bem rente aos cílios com toda a calma do mundo.
O melhor delineador

Vamos ser bem diretos: o melhor delineador é aquele que é ideal para você. Cada pessoa se adapta melhor a um tipo de delineado e tem necessidades diferentes na hora de delinear. Você pode, por exemplo, se sentir mais confortável usando pincéis e um delineador em gel. Ou preferir mil vezes uma caneta.
Você pode trabalhar no comércio e precisar de um delineador que aguente o dia todo sem borrar, ou preferir um que saia facilmente. Também pode não se importar com o preço, ou precisar de um mais baratinho que caiba no seu bolso. Além disso, pode não se importar com os ingredientes do delineador ou não abrir mão de uma marca vegana.
Entendeu como o melhor delineador é algo muito particular? É por isso que, na hora de escolher o seu, você precisa colocar todos estes detalhes na balança. E testar produtos diferentes para entender com qual você vai se dar melhor.
Resumo sem filtro
Como você pôde ver, um bom delineado não é coisa de outro mundo. Tudo o que você precisa é de paciência para praticar. E, logicamente, aceitar que os primeiros não sairão tão bons, mas que sairão cada vez melhores.
Vamos relembrar o que este artigo trouxe até você:
- O que é o delineador
- Como escolher o melhor delineador para você
- Tipos de delineadores
- Dicas para facilitar o seu delineado
- O melhor delineador
Esse tema foi útil para você? Que tal contar pra gente nos comentários suas experiências com delineadores e quem sabe compartilhar algumas dicas ou marcas que você curte?