O termo “sono da beleza” é mais do que uma expressão. Enquanto dormimos, nosso corpo, cérebro e pele se regeneram e rejuvenescem; o fluxo sanguíneo aumenta para produzir mais colágeno e hormônios de crescimento (hGH), que ajudam a reduzir rugas, firmar e melhorar o tônus da pele.
O famoso sono da beleza é um sono reparador e é uma parte vital de um estilo de vida. Assim é uma das ações mais eficazes que você pode tomar para redefinir a saúde do cérebro e do corpo todos os dias.
O sono faz bem para a pele?

A pele passa por um ciclo diurno e noturno. Enquanto dormimos, a pele passa do modo de proteção para o de reparação. A regeneração celular essencial ocorre e ajuda a permitir que o corpo se desintoxique do excesso de danos metabólicos e oxidativos.
À medida que envelhecemos, as funções celulares começam a diminuir e a capacidade da pele de remover radicais livres, resíduos de proteínas oxidadas ou reparar e regenerar torna-se menos eficaz.
O sono não faz só bem para a pele, como não há nenhum sistema do corpo e nenhuma operação da mente que não seja aprimorada pelo sono. Você pode pensar no sono quase como seu sistema de suporte de vida.
Veja 5 dicas para seu sono da beleza ser mais restaurador
Podemos muito melhorar a qualidade da nossa pele com uma boa noite de sono.
É durante o sono que várias atividades acontecem. Por exemplo, nosso organismo aumenta a produção de hGH, hormônio de crescimento. Ele é responsável por reparar as células do corpo todo que sofreram algum dano, como as da pele que, se não forem restauradas.
É também à noite que ocorre aumento da produção de colágeno. Essa proteína é fundamental para a estrutura da pele e é responsável por melhorar a firmeza e a elasticidade.
Separamos 5 dicas que vão te ajudar a ter um sono mais reparador e ajudar na saúde da sua pele.
1. Mantenha uma hora de dormir regular
Ter uma rotina pode melhorar muito a qualidade do sono. A regularidade é fundamental; vai ancorar seu sono e melhorar a quantidade e a qualidade do sono.
2. Diminua as luzes
Estamos rodeados de luzes, principalmente das telas. Mas precisamos de escuridão à noite para liberar outro hormônio chamado melatonina para ajudar a cronometrar o início saudável de nosso sono.
Na última hora antes de dormir, tente diminuir a metade das luzes de sua casa e fique longe de dispositivos digitais nos últimos 45 minutos.
Pela manhã, inverta os passos. É fundamental que tenhamos luz natural na primeira metade do dia – então tente sentar perto de uma janela ou sair por 20 minutos, mesmo em um dia nublado.
3. Desintoxicação da tecnologia
Celulares, tablets e quaisquer despertadores com display digital que emitem luz azul HEV (High Energy Visible) podem suprimir a melatonina (o hormônio que ajuda a adormecer) e enganar seu cérebro, fazendo-o pensar que não é hora de dormir.
Olhar para o telefone assim que você acorda também pode causar ‘Ansiedade Antecipatória’, um sentimento em que você está antecipando algo que induz a ansiedade, o que acaba afetando a forma como você dorme. Quando olhamos para nossos telefones assim que acordamos, estamos treinando nossos cérebros para esperar essa onda de ansiedade todas as manhãs.
4. Reduza a Cafeína
A cafeína tem o que chamamos de ‘meia-vida’ de cerca de cinco a seis horas. Em outras palavras, após cinco ou seis horas bebendo seu primeiro café, 50% da cafeína ainda está em seu cérebro e corpo. Se você tomar uma xícara de café às 14h e for para a cama à meia-noite, seu sistema conterá cerca de um quarto dessa cafeína.
Sabemos que a cafeína pode atrapalhar não apenas a facilidade de adormecer e a dificuldade de permanecer dormindo; também pode atrapalhar a quantidade de sono profundo que estamos recebendo.
Se você gosta de uma bebida quente antes de dormir, experimente opções sem estimulantes, que podem ajudar a aumentar o relaxamento.
5. Relaxe e Descontraia
Tente estabelecer algum tipo de rotina antes de ir para a cama. Muitos de nós pensamos que o sono é como um interruptor noturno e que, assim que nos deitarmos, poderemos dormir. Faça o que funciona para você; alongamentos leves, meditação, ler um livro ou tomar um banho quente ou ducha… qualquer coisa que possa se tornar uma rotina ou ritual para relaxar.
Resumo sem Filtro
O sono da beleza não só existe como é fundamental para a saúde do nosso organismo. Não devemos esquecer que a pele é o maior órgão do corpo humano e merece todo cuidado e atenção.
Ter uma boa noite de sono é um ótimo jeito de intensificar os resultados da sua rotina de skincare. Conte para gente como é a sua rotina pré e pós-sono. Adoremos conhecer.