Pele seca e pele desidratada não são a mesma coisa. Ficou surpresa? É isso mesmo. Enquanto uma significa o tipo da sua pele, a outra, corresponde a um estado da pele.
Continue lendo para conhecer a diferença entre elas.
O que significa ter a pele seca?
A pele seca como um tipo de pele, também conhecida como pele alipídica. Isso significa que a pele não produz muito óleo. A pele depende do óleo para reter a umidade; sem ele, ela fica mais seca.
Quais são as características da pele seca?
- Os poros são de tamanho pequeno a médio, geralmente com textura lisa. Os folículos não têm a chance de dilatar e esticar os poros porque não há tanta produção de óleo (em comparação com os tipos de pele mais oleosos). Esta é uma grande vantagem para aqueles com pele seca ao longo da vida, então considere-se sortudo a esse respeito.
- A pele fica consistentemente tensa e seca e pode parecer áspera e escamosa.
- Linhas finas e rugas podem surgir com mais facilidade.
- A função de barreira fica comprometida, o que geralmente resulta em aumento da sensibilidade. A inflamação causa uma cadeia de reações bioquímicas que levam à quebra de colágeno e elastina.
O que causa a pele seca?
- Genética: A pele seca, ao contrário da desidratação, é algo com que você nasce. É uma característica da sua pele.
Idade: A pele tem mais dificuldade em reter a umidade à medida que envelhece. - Estilo de vida: viagens de avião, consumo de álcool e anti-histamínicos tomados para alergias são grandes contribuintes para a pele seca.
- Ambiente: Isso pode incluir exposição prolongada a climas secos, ao sol e ao calor, aquecedores e ar condicionado.
- Produtos de cuidados com a pele excessivamente secos: alguns produtos de cuidados com a pele podem causar o ressecamento da pele.
Hormônios: O estrogênio, que normalmente retém água na derme para uma aparência úmida, diminui naturalmente com a idade. A pele desinfla e as rugas tornam-se mais pronunciadas.
Como você pode corrigir a pele seca?
- Use uma rotina de cuidados com a pele formulada exclusivamente para pele seca.
- Escolha o hidratante ou óleo facial para peles secas. Deve conter a combinação de ativos protetores e emolientes para criar uma barreira que evite a perda de umidade. Nem todos os hidratantes são iguais.
- Evite esfoliantes, e se usar, escolha um esfoliante suave. Isso ajuda a remover a descamação e promover a renovação celular. O ácido lático, em particular, ajuda a melhorar a produção natural de lipídios intercelulares para uma função de barreira saudável. É uma opção mais gentil para peles secas.
- Aposte sempre uma dose extra. Água termal por baixo de um hidratante pode ajudar para fornecer uma camada adicional de nutrição à pele.
- À noite, aplique uma camada de óleo facial por cima do hidratante. Isso ajuda a selar a umidade na pele. No entanto, é extremamente importante que você use o óleo facial para peles secas.
Pele seca produz óleo?
Sim, a pele seca produz óleo, porém não produz óleo suficiente, e assim não consegue reter muito bem a água na pele. O óleo é o que mantém a água selada na pele e sem óleo, a água evapora rapidamente, levando consigo outros nutrientes.
O que significa ter a pele desidratada?
A pele desidratada é um estado da pele, uma fase que carece de água. O nome técnico para isso é perda de água transepidérmica. A pele ainda pode ser oleosa, mista, seca, normal ou até sensível. Ou seja, todos os tipos de pele podem ficar desidratados em determinadas circunstâncias.
Quais são as características da pele desidratada?
- A pele fica com um aspecto repuxando. Isto é devido à falta de água nas células da superfície. Ao contrário da pele seca, que é uma condição consistente, o estado de pele desidratada nem sempre é prolongado. Pode parecer que está repuxando em um dia e normal no próximo, com base em vários fatores. A menos, é claro, que você esteja usando consistentemente produtos que secam ou esfoliam demais regularmente.
- Se você olhar de perto, poderá ver pequenas linhas triangulares. Faça o teste: Olhe de perto em um espelho, pressione e segure o dedo firmemente na testa ou na bochecha e mova-o em pequenos círculos. Ao fazer isso, preste atenção à textura da pele. A desidratação pode aparecer como pequenas linhas finas triangulares. Esse efeito também é chamado de “casca de cebola”, já que a casca de cebola pode ter marcas cruzadas semelhantes.
O que causa a pele desidratada?
- Estilo de vida: Consumo de álcool e tabaco são grandes contribuintes
- Idade: À medida que a pele envelhece, o ciclo celular epidérmico diminui significativamente. Isso leva à produção lenta de lipídios intercelulares, criando uma função de barreira prejudicada que resulta em desidratação.
- Ambiente: Isso pode incluir exposição prolongada a climas secos, ao sol e ao calor, aquecedores e ar condicionado.
- Produtos de cuidados com a pele excessivamente secos: ácidos agressivos, limpadores, removedores ou secantes.
- Fatores emocionais: como stress ou fadiga
- Certos tratamentos médicos: como medicamentos anti-acne, ou anti-colesterol
Como você pode corrigir a pele desidratada?
- Use uma rotina de cuidados com a pele formulada para o seu tipo de pele.
- Use um hidratante contendo umectantes.Quimicamente falando, esses ingredientes formam ligações de hidrogênio com moléculas de água; eles podem extrair água da derme (a segunda camada da pele) para a epiderme (a camada externa). E se a umidade estiver acima de 70%, eles podem até atrair umidade do ar.
- Evite usar produtos com álcool na composição.
- Vá com calma nos esfoliantes. Usar ácidos esfoliantes e esfoliantes com muita frequência e de forma muito agressiva pode causar desidratação e inflamação da superfície. Isso é o oposto do que sua pele precisa!
Quando a pele é seca ou está desidratada, ela fica mais sensível?
Isso acontece porque a barreira protetora da pele está comprometida. Ativos irritantes podem entrar mais facilmente e a água pode evaporar mais facilmente. Se você deseja tornar sua pele menos sensível, você deve hidratar e/ou hidratar topicamente para o seu tipo de pele específico.
Aí está. Isso é tudo o que você precisa saber sobre pele seca versus desidratada. Espero que isso forneça alguma clareza sobre este tópico tão confuso. Afinal, sua pele prospera quando tem o equilíbrio certo de óleo e água!
Não importa se sua pele é seca ou está desidratada, ela precisa de hidratação
Sim, hidratação é a etapa fundamental na rotina de cuidados com a pele. Hidratantes são compostos de umectantes e emolientes. Umectantes atraem água para a pele. Os emolientes mantêm a água selada. Na grande maioria dos hidratantes contêm uma mistura de ambos, mas a porcentagem de cada um pode variar.
Se você tem pele oleosa/mista, provavelmente produz óleo suficiente, que é um emoliente natural. Portanto, você deve optar por uma loção mais leve que contenha mais umectantes e menos emolientes.
Pelo contrário, se você não produz óleo suficiente, precisa de um creme mais rico e com mais emolientes. Estes atuarão como um selo e protegerão a pele da perda de água.
Resumo Sem Filtro
Conseguiu identificar as diferenças? Em resumo, qualquer tipo de pele – seca, oleosa ou mista – pode ter problemas de desidratação. Enquanto a pele seca é um tipo de pele.
E você, descobriu se sua pele é seca ou está apenas desidratada? Compartilhe com a gente nos comentários.