O colágeno é uma proteína importantíssima para a saúde da pele com inúmeras funções. Você conhece de fato o que é o colágeno? Não, então continue aqui por esse texto ser para você!
O que é colágeno?
A palavra ‘colágeno’ é derivada da palavra grega ‘kolla’ que significa cola – é literalmente a cola que mantém todo o corpo unido. É uma proteína de rápida absorção e pode ser encontrada naturalmente no organismo. É um componente importante do tecido conjuntivo que inclui ossos, cartilagens e músculos, bem como a pele.
Os Tipos de Colágeno
Existem quatro tipos principais de colágeno (são mais de 10 no total!). E cada tipo de colágeno possui uma função diferente. Veja abaixo:
Colágeno Tipo 1
O tipo um é responsável por 90% do colágeno do seu corpo e fornece estrutura à pele, ossos, tendões, cartilagem fibrosa, dentes e tecido conjuntivo.
Colágeno Tipo 2
O tipo dois é feito de fibras mais frouxas e é encontrado na cartilagem elástica, que amortece as articulações.
Colágeno Tipo 3
O tipo três suporta a estrutura dos músculos, órgãos e artérias e o tipo quatro ajuda na filtragem e é encontrado nas camadas da pele. Ajuda a formar uma rede fibrosa de células na derme (a camada média da pele) chamada fibroblastos. Aqui, novas células crescem e as células mortas da pele também são restauradas e substituídas.
Colágeno Tipo 4
Similar ao tipo 1, ele é responsável por auxiliar o corpo a parte de resistência, ou seja, esticar e resistir. Além disso, o Colágeno Tipo 4 pode ser encontrado em partes do corpo, como:
- Pele
- Sangue
- Tendões
- Ossos
Qual é a função do colágeno?
Estudos do Journal of Cosmetic Dermatology mostraram que as fibras de colágeno naturalmente perdem espessura e força e produzem menos colágeno com a idade.
Isso faz com que o enfraquecimento da cartilagem articular e a integridade estrutural da pele diminuam, resultando em efeitos de envelhecimento da pele, como rugas, flacidez e pigmentação.
Agressores externos, como açúcar, radiação ultravioleta e poluição, também demonstraram interferir na capacidade do colágeno de se reparar.
Raios UV, fumaça e fumaça criam radicais livres – átomos instáveis que podem danificar as células do nosso corpo, rompendo a barreira protetora natural da pele e quebrando o colágeno e a elastina.
Uma dieta rica em açúcar também pode ser prejudicial.
As moléculas de açúcar se ligam às proteínas de colágeno e elastina em um processo chamado ‘glicação’, que faz com que as proteínas mudem de estrutura e percam função, contribuindo para o envelhecimento. E fumar é um contribuinte significativo para danos ao colágeno – as pessoas que fumam têm até 22% menos colágeno na pele do que os não fumantes.
Quais são os alimentos ricos em colágeno?
Uma pesquisa do Indian Dermatology Online Journal também sugeriu que a vitamina C tomada como suplemento ou através da dieta (é abundante em frutas cítricas, vegetais de folhas verdes, mamão, morango e brócolis) pode ajudar a criar mais colágeno no corpo.
Portanto, esses alimentos ricos em Vitamina C ajudam na produção de colágeno!
Mas quando falamos sobre alimentos que possuem colágeno ao serem ingeridos, podemos destacar:
- Carne Vermelha (principalmente em cartilagens, pele e ossos
- Frango e peixes
- Gelatina
- Clara de ovo
- Gostou de conhecer mais sobre o colágeno? Como tem sido a sua experiência com esse ativo? Conte pra gente nos comentários!