Nada melhor que um banho de piscina em um dia quente. A única desvantagem: o cloro no cabelo. Um produto químico comum encontrado na maior parte da água da piscina, pode causar estragos no seu cabelo, desde a textura até a cor.
Felizmente, existem maneiras de evitar que esses problemas aconteçam. Por isso, vamos trazer as melhores dicas como tirar o cloro do cabelo.
O que o cloro faz ao seu cabelo
O cloro é comumente usado como desinfetante ou agente branqueador. Embora faça um trabalho fenomenal para garantir que a água da nossa piscina permaneça segura e livre de germes, pode causar estragos em nossa pele e cabelos. Por ser um agente clareador, altera o perfil natural da melanina ou do pigmento do cabelo. E mais especificamente, quando se mistura com minerais na água, principalmente o cobre, pode deixar o cabelo com um tom esverdeado. Embora o cloro possa causar alterações em qualquer cor de cabelo, eles são mais perceptíveis em tons loiros e mais claros.
O cloro tem a capacidade de quebrar a cutícula, a camada protetora mais externa, da haste do cabelo. Isso, por sua vez, deixa o cabelo seco, quebradiço e aumenta a probabilidade de ainda mais mudanças de cor.
Pois quando a haste do cabelo está comprometida e a cutícula está aberta, as moléculas do corante podem escorregar facilmente. Isso vale especialmente para ruivos (não naturais), já que essas moléculas de cor são as maiores e as mais rápidas para desaparecer.
O cloro também remove os óleos naturais do cabelo que são fundamentais para dar brilho e mais saudável.
O cabelo que já está comprometido – ou seja, danificado ou previamente clareado – será mais suscetível às mudanças acima. No entanto, todo o cabelo, colorido ou não, está sujeito aos danos e ressecamento causados pelo cloro. Uma pena, né?
Como evitar que o cloro entre no cabelo
Como na maioria dos casos, a prevenção é uma ótima opção, então comece tentando qualquer um desses métodos preventivos.
Use uma touca de natação
Claro, pode parecer um pouco bobo e fora de estilo, mas é uma opção super inteligente. Usar uma touca de natação na piscina é uma ótima maneira de criar uma barreira física entre o cabelo e o cloro.
Molhe seu cabelo antes do contato com a água de cloro
Sem touca de natação? Basta molhar os fios com água antes de pular na piscina. A água ocupa espaço no cabelo, preenchendo a porosidade e limitando a absorção de cloro.
Use óleo ou um condicionador leave-in
Embora a água sozinha ajude, você pode criar ainda mais uma barreira protetora utilizando uma pequena quantidade de óleo em todos os fios. O óleo de coco, por exemplo, possui uma molécula maior do que muitos outros óleos, ele fica na superfície do cabelo, onde pode atuar como uma barreira, limitando o contato do cloro na haste do cabelo.
Se você não é fã de óleo, revestir o cabelo com um condicionador leave-in também é útil. A dica é, busque uma opção com adicional de oferecer proteção UV também.
Como tirar o cloro do cabelo

Se fazer qualquer um ou todos os itens acima não for viável, e o cloro entrar em seu cabelo, aqui está o que você pode fazer para eliminá-lo. E, mesmo que você tenha seguido as dicas acima, esses movimentos de cuidados posteriores ainda são uma boa ideia.
Lave o cabelo imediatamente após nadar
Quanto mais cedo você puder tirar o cloro, melhor. O ideal é lavar o cabelo o mais rápido possível depois de sair da piscina.
Se você já experimentou o truque do óleo de coco, seque o óleo com uma toalha e aplique xampu sem molhá-lo novamente. O excesso de óleo fica na superfície do cabelo com o cloro ligado. Adicionar água antes do primeiro shampoo dificulta remover o cloro e o óleo do cabelo.
Certifique-se de dar ao seu couro cabeludo a limpeza suficiente ao lavar. O cloro pode secar o couro cabeludo tanto quanto o cabelo. Certifique-se de enxaguar bem o cabelo e o couro cabeludo. Massagear o couro cabeludo para ajudar a distribuir o sebo natural.
Siga com uma máscara
O uso de uma máscara hidratante mais rica e reparadora para ajudar a combater os efeitos de secagem do cloro. E este é um passo especialmente importante.
Busque um tratamento esclarecedor
Quando tudo mais falhar, sugerimos visitar um salão para obter um tratamento para remover o acúmulo de cloro com um profissional.
Resumo sem Filtro
Você não precisa deixar de dar mergulho refrescante. Com as nossas dicas, você conseguirá prevenir e remover o cloro do cabelo. Afinal, uma piscininha é tudo de bom!
Se você tem mais dicas de como tirar o cloro do cabelo, compartilhe com a gente nos comentários. Assim você poderá ajudar outras pessoas.