Os benefícios da dança para o ser humano costumam, sobretudo, ser muito subestimados. Quando crianças, a dança surge naturalmente. Seja em brincadeiras, ou, por exemplo ao ouvir uma música, a dança é praticamente instinto.
Na idade escolar, principalmente nos primeiros anos, a maioria das escolas incentiva a dança. No entanto, conforme o tempo vai passando, parece que os adultos perdem o gosto por essa atividade tão legal.
Se você enxergar uma criança dançando na rua, provavelmente vai abrir um grande sorriso. No entanto, qual sua reação ao ver um adulto dançando despretensiosamente em público, sem nenhum motivo específico?
Por ser tão gostosa e ao mesmo tempo benéfica à saúde global do ser humano, listamos alguns benefícios que você deveria conhecer. Para, quem sabe, se animar a dançar também!
Benefícios da dança para seu corpo

A dança traz muitos benefícios, principalmente no que diz respeito ao nosso organismo como um todo. Veja como ela faz isso:
Atividade muscular
Este tipo de atividade é perfeito para quem, primeiramente, se entedia facilmente. Para estas pessoas exercícios repetitivos como a musculação cansam. Além disso, a dança trabalha diferentes grupos musculares, tonificando-os.
Flexibilidade
Os movimentos da dança ajudam a deixar o corpo mais flexível. Desse modo, traz muitas vantagens. Uma delas é a autonomia de movimentos, que todo idoso precisa tanto.
Benefícios da Dança na Saúde cardiovascular e respiratória
A dança põe seu coração para trabalhar, elevando o ritmo cardíaco. Dessa forma, seu coração fica mais forte e menos propenso a sofrimento. O mesmo acontece com a respiração: quanto mais se exige dela, melhor ela funciona.
Manutenção do peso
A dança favorece a perda de calorias. Assim, funciona como um ótimo recurso para quem deseja perder peso ou mesmo mantê-lo.
Benefícios da dança para sua mente
A dança é um incrível exercício não apenas para o corpo, mas para a mente também. Ela ajuda a mente a se manter saudável em diversos níveis. Vejamos alguns:
Socialização
O ser humano é um ser social por natureza. Por isso a dança contribui para a criação ou fortalecimento de laços com as pessoas. Como normalmente é praticada em grupo, a tendência à integração ou formação de uma comunidade é incrível.
Autoestima
A dança traz uma grande sensação de bem-estar a nível físico, graças à liberação de diversos hormônios como a endorfina, por exemplo. Este bem-estar também colabora com o bem-estar mental. Ao conseguir fazer novos passos e coreografias, as pessoas se sentem bem, empoderadas. Dessa forma, a autoestima vai lá nas alturas!
Cérebro e Memória
A manutenção das funções cognitivas é essencial à vida de todos nós. Aprender novos movimentos, passos e coreografias garante que o cérebro se mantenha ativo. Exercitar a memória e concentração, além da aprendizagem, afasta doenças senis como a demência, Alzheimer e outras.
Xô depressão e ansiedade
As doenças do século são causadas por uma rotina repleta de afazeres, pressão e tempo cronometrado. A prática da dança vem como um oásis em meio ao caos do dia a dia. Além disso, a produção de hormônios como a endorfina, bem como a socialização, combate sintomas depressivos e ansiosos.
Benefícios da dança: aproveite!
Agora que você sabe um pouquinho mais sobre as inúmeras coisas boas que a dança traz à vida, que tal voltar a dançar? Incentive também as pessoas ao seu redor. Nada melhor do que se exercitar ao lado de quem se ama!
Se você ainda não sabe por onde começar, experimente! Procure por estilos variados até encontrar o seu. Você pode preferir estilos mais enérgicos como a Zumba, por exemplo. Ou descobrir que se dá muito bem com a dança de salão.
Sem sombra de dúvidas, você sentirá cada uma dessas melhorias na sua vida!