Se você curte uma boa rotina de skincare, já deve ter ouvido falar da argila. A argila tem entrado como um excelente recurso para quem busca itens mais naturais. E seus diversos benefícios, sem dúvida, fazem a diferença.
O que é e para que serve a argila
Antes de mais nada, vamos entender o que é a argila. A argila é um mineral que tem origem nas rochas. Ela é coletada diretamente do solo, e é formada basicamente por grãos bem fininhos. Em sua composição ela possui alumínio, bem como sílica e água.
No entanto, não são apenas estes ingredientes que formam a argila. E é por esta variedade que encontramos não apenas diversas cores de argila, mas também argilas com diversas finalidades.
Contudo, a argila não é uma descoberta recente. Ela é utilizada desde a época da Grécia antiga, tanto para uso terapêutico, quanto para fins estéticos. Sendo assim, seus benefícios já vêm sendo estudados e documentados há séculos e séculos.
Benefícios da argila
Aí você deve estar se perguntando: quais os benefícios da argila? Os seus benefícios dependem do tipo de minerais e substâncias que as compõem. Temos, por exemplo, benefícios como ação anti-inflamatória, antioxidante, curativa, secativa e rejuvenescedora.
No entanto, dependendo do tipo de argila, ela pode trazer outras vantagens. Ela ajuda no aumento da elasticidade da pele. Também ajuda no controle da oleosidade do rosto e couro cabeludo. E, além disso, na diminuição de rugas e linhas de expressão e muito mais. Segue uma listinha com alguns dos principais benefícios da nossa queridinha do skincare:
- Ajuda a afinar e clarear a pele, favorecendo a reprodução celular;
- Promove uma boa esfoliação não apenas na pele, mas no couro cabeludo também;
- Tem alto poder de absorção de impurezas e toxinas;
- Favorece a reconstrução de tecidos;
- Auxilia na circulação sanguínea e, portanto, estimula o crescimento do cabelo;
- Atua no controle da oleosidade tanto da pele quanto do cabelo;
- Tem efeito antibacteriano;
- Acalma, suaviza e amacia a pele.
Onde usar a argila
É possível usá-la no corpo todo. Contudo, é mais comum vê-la sendo utilizada no rosto, bem como no couro cabeludo. No decorrer deste artigo você vai ficar por dentro de tudo o que essa substância pode trazer de contribuições para nós.
Importância da procedência da argila
Antes de falarmos sobre os tipos de argila disponíveis, precisamos entender alguns pontos. Um deles, por exemplo, é a procedência da argila. Veja bem, por ser retirada do solo, a argila pode ser contaminada por uma série de substâncias.
Estas substâncias vão desde coliformes fecais, até produtos químicos dos mais diversos. Dessa forma, portanto, é muito importante buscar por produtos de boa qualidade. Isso porque, para ser usada para fins cosméticos ou de tratamento, a argila precisa ser purificada.
Antes de mais nada, na hora de adquirir qualquer tipo de argila, verifique a procedência do que você está levando para casa. Dê preferência, por exemplo, a marcas orgânicas e certificadas. Os selos de certificação são muito importantes. Eles são, sem dúvida, a garantia de um produto que vai realmente fazer bem à sua pele.
Como usar a argila
Os benefícios da argila são diversos, sem dúvida. Cada tipo serve melhor para determinado fim. No entanto, há alguns cuidados gerais na hora de usar a argila na pele. São cuidados simples, mas que, no entanto, nos garantem o máximo de benefícios no uso do produto.
Limpe a pele antes de usar argila
Um destes cuidados é limpar e tonificar a pele antes do uso da argila. Limpar e tonificar a pele garantem que a argila terá boa adesão e, portanto, benefícios máximos. A oleosidade da pele forma uma camada que dificulta, por exemplo, que alguns benefícios sejam absorvidos.
Como preparar a argila para o uso
A maioria das argilas é vendida no formato pó. Para prepará-la, misture o pó a um pouco de água filtrada ou soro fisiológico. Misture até conseguir não apenas uma consistência cremosa, mas também a quantidade suficiente para uso.
Como aplicar a argila
O produto pode ser utilizado tanto no corpo, quanto no rosto ou couro cabeludo. Depois de preparado, aplique uma camada espessa de argila. Você pode utilizar os dedos, ou as mãos ou mesmo um pincel.
Ao aplicar no rosto, comece pelas bochechas, então deposite o produto no nariz, queixo e testa. Enquanto espalha, faça uma massagem suave em movimentos circulares. Então, é só aguardar o temo de espera.
No cabelo, aplique a argila no couro cabeludo, com o cabelo úmido. Para isso, abra as mechas, da mesma forma que faria ao pintar o cabelo, e faça a aplicação. Nesse sentido, um pincel pode facilitar a aplicação.
Outra opção é misturar, meio a meio, com o shampoo. Após retirar, aplique um bom condicionador. Contudo, se o cabelo for seco, pode ser melhor usar ou um creme, ou uma máscara capilar que possa ser aplicado no couro cabeludo.
Deixe por 20 minutos e retire com água corrente, evitando criar atrito entre os fios.
Não deixe a argila secar no rosto
Outro ponto importante, aliás, diz respeito à hora de retirar a argila do rosto. Muitos produtos devem ser retirados após secarem sobre a pele. Com a argila isso funciona de forma diferente.
Por ser composta por diversos minerais, a partir do momento que ela começa a secar, ela passa a “roubar” hidratação da sua pele. E isso pode ser muito prejudicial não apenas para peles já secas, mas também para peles oleosas.
As peles secas acabam muito sensibilizadas. E as oleosas acabam produzindo mais óleo para compensar a falta de hidratação. Por isso, ao passar a argila no rosto, fique de olho. O ideal é deixá-la por pelo menos 20 minutos, para aproveitamento máximo. Contudo, assim que começar a secar, retire-a imediatamente com água corrente.
Os tipos de argila
Como falado anteriormente, há diversos tipos de argila disponíveis. Essas cores variam de acordo com o tipo de rocha presente no local, ou então dos minerais ali encontrados. Os principais tipos de argilas que temos à disposição são:
- Branca;
- Preta;
- Verde;
- Rosa;
- Vermelha;
- Dourada;
- Amarela;
- Roxa;
- Cinza.
Cada uma delas têm propriedades específicas que, portanto, podem servir a fins específicos de cuidados com a pele. Entender esses benefícios é, sem dúvida, essencial. Dessa forma, você pode escolher aquela que pode te ajudar de forma mais específica.
Hidratação com argila branca
A argila branca é mais suave. Como ela tem uma quantidade maior de alumínio, seu PH acaba sendo muito semelhante ao da pele. Portanto, é indicada para peles mais sensíveis e que precisam de reforço na hidratação.
Sua ação suavizante ajuda a acalmar a pele. Além disso, ela tem efeito cicatrizante, o que ajuda muito quem tem, por exemplo, algumas espinhas.
A argila branca, da mesma forma, pode ser usada no cabelo. Por ser mais suave, ela serve para todos os tipos de fios. Ela ajuda não apenas a controlar a oleosidade, mas também a hidratar bem como tratar fios que estejam danificados ou porosos.
Aliás, ela é a única que pode ser utilizada também no comprimento dos fios.
A argila preta detox
A argila preta também é conhecida como lama vulcânica. É a mais nobre de todas. Por suas propriedades, ela é mais indicada para promover um detox na pele. Além disso, ajuda a atenuar pequenas manchas e linhas de expressão.
Seu principal benefício é, sem dúvida, seu poder anti-inflamatório. Ele é possível graças à alta concentração de alumínio, titânio, bem como silício. Possui também um excelente efeito anti stress, bem como rejuvenescedor.
É excelente para ser aplicada no couro cabeludo a fim de diminuir a queda de cabelo. Além disso, ajuda na renovação celular do couro cabeludo. Dessa forma, é um excelente plus no tratamento da alopecia androgenética.
O efeito antioleosidade da argila verde
Essa argila tem um excelente efeito adstringente, secativo e bactericida sobre a pele. Dessa forma, é a mais indicada não apenas para peles oleosas, mas também acneicas. Ela é rica em diversas substâncias, tais como cálcio, óxido de ferro, potássio, magnésio, bem como zinco.
Essas substâncias trazem, portanto, diversos efeitos benéficos. Estes efeitos podem ser sentidos tanto na pele quanto no couro cabeludo. No couro cabeludo, seu efeito desintoxicante ajuda a diminuir, por exemplo, a caspa e a descamação.
Um dos seus principais efeitos, certamente, é o controle da oleosidade. Além disso, ajuda a acalmar a pele, o que ajuda demais peles com tendência à acne. Quem tem acne também é beneficiado com seu efeito analgésico e cicatrizante.
Ademais, seu efeito antipoluição a faz absorver as impurezas da pele. Por fim, proporciona um peeling natural da pele, além de nutrir tecidos com sais minerais, bem como absorver radiação solar.
A suavidade da argila rosa
Ela é, antes de mais nada, uma misturinha das argilas vermelha e branca. Graças à sua suavidade, ela é perfeita para peles mais sensíveis e delicadas. Rica em ferro, ela é excelente para uso não apenas no rosto, mas no corpo e couro cabeludo também.
Ao ser passada sobre a pele, ela absorve toxinas, promovendo um rápido efeito detox. Da mesma forma, absorve o excesso de oleosidade. Nesse meio tempo, nutre a pele com minerais diversos que a tornar mais viçosa.
Sem dúvida é uma excelente opção para limpar e remover células mortas da pele. O uso no couro cabeludo garante brilho natural e, também, cabelos mais sedosos e macios.
Por fim, suas características acalmam irritações na pele, além de suavizar rosáceas e cicatrizar acnes.
Argila vermelha antienvelhecimento
É rica em ferro e hematita – que lhe dá a cor vermelha – além de cálcio e magnésio. A hematita é aquele ingrediente indispensável em tratamentos antienvelhecimento. Só para exemplificar, ela contribui para uma intensa renovação celular das camadas superficiais da pele. Além disso, estimula a microcirculação, o que dá à pele energia e suavidade.
Por certo, com estes benefícios, entende-se o porquê é indicada para uma boa hidratação. E, logo depois, para tratar e evitar linhas de expressão. Dessa forma, peles maduras e sensíveis são muito beneficiadas por ela. No couro cabeludo ela tem efeito limpante, absorvendo a oleosidade. E, por isso, dá mais hidratação e brilho aos fios.
O efeito rejuvenescedor da argila dourada ou amarela
Por ser rica em silício, a argila dourada tem um potente efeito rejuvenescedor. Age diretamente na formação de colágeno na pele e, portanto, aumenta sua elasticidade. E, como sabemos, mais elasticidade é sinônimo, sem dúvidas, de menos rugas.
Ela é benéfica para todos os tipos de pele. No entanto, as peles mais maduras, delicadas e sensíveis podem aproveitá-la melhor. Além dos benefícios citados, a argila amarela auxilia no tratamento da rosácea e da psoríase.
Argila roxa contra a flacidez
A versão roxa é uma misturinha das argilas marrom e rosa. Um dos seus grandes benefícios é, sem dúvida, um excelente efeito tensor da pele. Como atua na síntese do colágeno, é a queridinha nos tratamentos da flacidez. É indicada principalmente para peles maduras, secas e sensíveis.
O poder anti-inflamatório da argila cinza
Com uma quantidade importante de titânio, a argila cinza é um excelente anti-inflamatório. Portanto, é ideal para tratar lesões inflamatórias, como acnes, por exemplo. Os cravos e espinhas também estão na sua mira, certamente.
Ela é indicada não apenas para peles oleosas, como também para peles com manchas e alterações na coloração. Nesse sentido, ajuda a clarear e uniformizar a pele. Além disso, ela atua como um antioxidante natural que, portanto, ajuda a retardar o envelhecimento.
No couro cabeludo auxilia na descamação, como em casos de seborreia, por exemplo. Da mesma forma, ajuda a reduzir a oleosidade capilar.
Concluindo
Como pudemos ver, este é um excelente produto para inserir em nossa rotina de skincare. Além disso, por ser natural, basta dar atenção às certificações, e o produto acaba sendo super seguro.
Seus benefícios atendem a todos os tipos de pele e cabelos. E com esse guia, com certeza você já identificou qual a melhor para você.
Agora, conta pra gente nos comentários: você usa ou já usou argila na sua rotina de skincare? O que achou do resultado? Qual sua favorita!
Compartilhe conosco suas opiniões, vamos adorar saber mais um pouquinho das suas impressões!
[…] você leu recentemente nosso guia completo sobre argila, sem dúvida sabe como boas máscaras de argila podem ser incrível para a saúde da nossa pele. […]