Quando você pensa em tratamentos para acne , o ácido azelaico pode aparecer como uma ótima opção. Isso porque ele atua combatendo as bactérias e reduzindo a vermelhidão causada por diferentes condições da pele.
No artigo de hoje vamos trazer os benefícios do ácido azelaico e falar como esse ingrediente atua nos cuidados com a pele.
O que é ácido azelaico?
O ácido azelaico é um ácido dicarboxílico que ajuda a esfoliar a pele sendo produzido naturalmente em sua pele por leveduras, mas você também podem ser elaborados em laboratório e pode vir de grãos e cereais.
Além de ser comedolítico, que previne comedões(cravos), e trabalhar para esfoliar profundamente nos poros, que o ácido azelaico também é queratolítico (diminui a queratina), anti-inflamatório e tem propriedades antioxidantes.
O ácido azelaico pode ser encontrado em tratamentos tópicos como creme, gel ou espuma de limpeza el.
Benefícios do ácido azelaico para a pele
O ácido azelaico é um ingrediente multifuncional para cuidados com a pele que aborda uma infinidade de preocupações relacionadas a erupções e inflamações.
Esfolia suavemente
Penetra profundamente nos poros e remove as células mortas da pele que causam tom de pele sem brilho e poros entupidos.
Combate a acne
Tem propriedades antibacterianas, assim tem como benefício combater a acne.
Reduz a inflamação
O ácido azelaico alivia a irritação e ajuda a melhorar os inchaços vermelhos causados pela inflamação.
Uniformiza o tom da pele
Inibe a tirosinase, que é uma enzima que leva à hiperpigmentação. É eficaz na hiperpigmentação pós-inflamatória de acne e também pode afetar o melasma.
Trata a rosácea
O ácido azelaico pode ajudar no entupimento dos poros, inflamação e infecções secundárias causadas pela rosácea por ser uma opção menos irritante, e é por isso que é usado para a rosácea, porque esse tipo pele tende a ser muito sensível.
É seguro para mulheres grávidas
O ácido azelaico é uma das poucas opções de tratamento para acne, rosácea, poros entupidos ou pigmentação que é geralmente seguro para mulheres grávidas. Mas lembre-se: siga SEMPRE AS ORIENTAÇÃOES DO SEU MÉDICO.
Não contém glúten
Apesar de ser derivado do trigo, estudos mostram que provavelmente não pode ser absorvido de forma significativa o suficiente pela pele para desencadear uma reação ou sensibilidade ao glúten.
Pode ser útil com alopecia
Em um estudo mais recente realizado em 2022, mostraram que em uma determinada concentração, o ácido azelaico também foi eficaz na redução de casos de alopecia areata localizada.
Efeitos colaterais do ácido azelaico
É possível sentir uma leve irritação, como picadas ou formigamento, ao usar o ácido azelaico.Se os efeitos secundários se agravarem, incluindo inchaço da face, dificuldade em engolir ou respirar e urticária, deve informar o seu médico, pois pode indicar uma alergia.
Para que serve o ácido azelaico?
O Acido azelaico é um ótimo ativo e tem sido usado para tratar a acne, o inchaço causado pela acne e a rosácea.
Você pode usar ácido azelaico todos os dias?
O ideal é incorporar o ácido azelaico gradualmente, para garantir que sua pele não fique muito sensível a ele. Se você não estiver experimentando efeitos colaterais, o ácido azelaico geralmente pode ser usado diariamente até duas vezes por dia (manhã e noite). Use sempre conforme orientação do seu dermatologista.
Quanto tempo leva para ver os resultados do ácido azeláico?
Você já sabe que somos únicos, né? Por isso, cada caso é um caso. Mas segundo pesquisas publicadas, uma solução de ácido azelaico a 20% pode diminuir a acne leve a moderada em cerca de 53% após 12 semanas.
Resumo Sem Filtro
O ácido azeláico e um ativo multifuncional que combate a acne, trata a rosácea, clareia manchas escuras e remove as células mortas da pele.
Você já conhecia todos desses benefícios? Se sim, compartilha com a gente sua experiência.