Os benefícios do Pilates já são conhecidos por muitas pessoas ao redor do mundo. Afinal de contas, esta modalidade tem conquistado cada vez mais adeptos.
Que a realização de exercícios físicos é recomendação básica de médicos e psicólogos, todos sabemos. E não é para menos: manter o corpo em movimento torna a mente mais ágil e fortalece a musculatura. Mas não é só isso: os exercícios físicos produzem hormônios importantes para nosso bem-estar como, por exemplo, a endorfina, conhecida como o hormônio da felicidade.
Dentre as inúmeras modalidades de exercício físico existentes, o Pilates se destaca pela suavidade dos movimentos e o baixo impacto dos exercícios. As aulas são repletas de concentração que torna a atividade ainda mais prazerosa. No entanto, ainda que seja uma atividade de movimentos suaves e mais lentos, ela não deixa nada a desejar na composição corporal. Os exercícios garantem não apenas o alongamento dos músculos, mas também seu fortalecimento.
Este artigo foi feito para você conhecer melhor esta atividade e, quem sabe, introduzi-la na sua rotina. Vamos, portanto, aprender um pouco mais acerca dos benefícios do Pilates.
Joseph Pilates: o criador do método
Nascido em 1883, em Dusseldorf, Alemanha, Joseph Pilates era filho de um pai ginasta e circense e de uma mãe enfermeira. Desde muito pequeno, Joseph sofria com diversos problemas físicos. Na busca da melhoria de suas condições, ele investiu no esporte desde pequeno, em modalidades como ginástica, boxe e esqui. O resultado de sua dedicação fez com que aos 14 anos ele exibisse uma excelente forma física em comparação aos demais adolescentes de sua idade.
Dessa sua busca, nasceu uma grande curiosidade de entender o corpo humano e suas funções. Sendo assim, estudou profundamente a anatomia humana e diversas técnicas de movimento corporal, tanto ocidentais quanto orientais. Começou, então, a desenvolver um método próprio que, a princípio, chamou de Contrology.
Com a Primeira Guerra Mundial ele, que morava na Inglaterra, acabou confinado com diversos outros conterrâneos. Foi ali que projetou os primeiros equipamentos para seu método. Ele ficou então conhecido pelo desenvolvimento de exercícios que garantiam que os prisioneiros de guerra não adoecessem e mantivessem boa forma física.
Após o final da guerra, Pilates decidiu viver na América, indo para os Estados Unidos. No navio conheceu uma enfermeira também apaixonada por saúde, chamada Clara. Juntos, montaram seu primeiro estúdio fitness na América. Então ele começou a aprimorar sua técnica, expandindo-a.
Inicialmente, atrizes, atores e dançarinos eram atraídos pelo método que os deixava fortes, porém não excessivamente musculosos. E foram seus discípulos que, após sua morte em 1967, passaram a “distribuir” seu método do redor do mundo, agora batizado com o nome do seu criador.
Entendendo melhor o Pilates
O principal objetivo do Pilates é oferecer séries de exercícios de fortalecimento e alongamento que tragam muito mais que apenas tonificação muscular. É a integração entre corpo e mente que atrai neste método. A prática do Pilates melhora o condicionamento físico, aumentando a amplitude dos movimentos, tonificando a musculatura, ampliando o controle e a força. Além disso, traz maior equilíbrio e consciência corporal.
Por ser um método com exercícios de baixo impacto, ele é indicado para todas as idades. É a atividade ideal não apenas para quem busca uma atividade física, mas também para quem busca a melhoria de diversas condições como, por exemplo, as dores crônicas e problemas ortopédicos ou da coluna vertebral.
Muitos de seus benefícios tanto para o corpo quanto para a mente já são comprovados cientificamente.
Os princípios do Método Pilates
O Pilates tem alguns princípios básicos que norteiam sua prática. São 6 os princípios do método desenvolvido por Joseph Pilates:
- Concentração – corpo e mente trabalhando juntos, em exercícios coordenados com atenção e foco.
- Centralização – os exercícios exigem a ação do core, que é o nosso centro de força na região abdominal, para a estabilização nas posições.
- Respiração – a respiração adequada é uma parte muito importante do método, elevando os níveis de relaxamento, concentração e retenção de energia.
- Alinhamento – o alinhamento do corpo na execução correta das posturas é muito importante dentro deste método, para manter o equilíbrio.
- Coordenação / Precisão do movimento – todos os exercícios são realizados harmônica e lentamente, buscando sempre a execução precisa de cada movimento, numa coordenação perfeita entre corpo e mente.
- Controle e fluidez – todos os movimentos são realizados de forma fluida, tranquila.
Benefícios do Pilates comprovados cientificamente
Como pudemos ver, uma das premissas do método Pilates é a integração entre o corpo e a mente. Essa integração é extremamente benéfica, principalmente hoje, quando vivemos em um mundo extremamente acelerado.
Por ser uma prática relativamente nova, e com uma forma de condução diferente do que é normalmente utilizado no mundo da atividade física, foram feitos diversos estudos acerca do Pilates e seus benefícios. E há, principalmente, 3 benefícios que tiveram comprovação científica nestes estudos. Eles corroboram a eficácia do método para além da prática de exercícios físicos. Vamos conhecê-los.
1 – Desenvolvimento da memória e da inteligência
Na história da Ciência, por muito tempo acreditamos que nosso cérebro era formado por um número específico de neurônios. A princípio havia a crença de que esse número era imutável. Contudo, estudos recentes nos mostraram que a realidade não é bem assim e, melhor ainda: o cérebro é capaz de criar novas células e, inclusive, retardar o encolhimento delas – que é o que acontece conforme envelhecemos.
Além disso, já sabemos que nós, seres humanos, não utilizamos mais que 20% de nossa capacidade cerebral. Um desperdício, não é mesmo? E é aí que os exercícios físicos entram com uma potência incrível. Estudos apontam que os exercícios físicos promovem a criação de novas células cerebrais, num processo chamado de neurogênese. Mas não é só isso. Mais que criar novas células, a prática de exercícios físicos também protege as células já existentes.
Nesta linha de pesquisa, um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois percebeu que práticas como a Hata-Ioga e o Pilates promovem uma melhoria nas áreas do cérebro responsáveis pela memória e tomada de decisões superior a outras práticas aeróbicas. Isso porque, segundo esses estudos eles são exercícios de baixa intensidade. E a raiz dos efeitos nestas áreas do cérebro tem muito mais a ver com o relaxamento e redução da ansiedade que com o maior fluxo de oxigênio entrando no cérebro, por exemplo.
2 – Melhoria no funcionamento do Sistema Nervoso
Outro ponto importante na prática do Pilates é a ativação muscular mais profunda, resultado dos exercícios. Graças à amplitude de movimentos que a prática exige, ativamos uma cadeia de músculos que pode estar adormecida há tempos. Dessa forma, ativando mais músculos, também garantimos um Sistema Nervoso mais saudável. E isso garante uma melhor comunicação entre o cérebro e as diferentes partes do nosso corpo. Isso sem falar na liberação de hormônios que combatem o estresse e melhoram nosso humor.
3 – Alívio da tensão corporal
Nosso corpo é repleto de sistemas de estímulo e resposta. São sistemas simplificados que nos ajudam a tomar decisões rápidas em momentos importantes. Quando estamos sob muito estresse, por exemplo, nosso corpo ativa o famoso sistema “lutar ou fugir”. Ele entende o estresse como um sinal de que estamos correndo perigo e libera uma onda de hormônios que nos colocam em estado de alerta máximo, prontos para fugir ou lutar, se for necessário.
No entanto, hoje em dia estamos sob muito estresse de forma quase constante, contudo não temos a opção e não precisamos necessariamente fugir – ainda que muitas vezes queiramos isso. Em uma situação real de perigo, como fugir de um leão ou algo do tipo, o organismo liberaria esses hormônios e nós ou lutaríamos ou correríamos. E essa atividade física consumiria esses hormônios excedentes.
No entanto, atualmente, é raro existirem situações como essa. Acabamos liberando essa enxurrada de hormônios pelo estresse causado pela pressão do trabalho, trânsito caótico ou nervosismo por falar em público. E em nenhuma dessas situações nós precisamos – e nem podemos – sair correndo para dissipar estes hormônios. Contudo, acabamos em constante estado de alerta, o que é extremamente desgastante para nosso organismo. E com estes hormônios circulando em grande quantidade em nosso corpo, nos tornamos mais propensos a diversas doenças como pressão alta e dores, por exemplo.
Atividades como o Pilates não apenas ajudam o corpo a consumir os hormônios do estresse, como também induz ao relaxamento. Uma boa sessão de Pilates combina movimentos que nos trazem mais flexibilidade, força, equilíbrio e coordenação motora. Porém, tudo de forma gradual e com muita calma.
Os benefícios do Pilates para corpo e mente são incríveis
Como pudemos ver neste artigo, a prática do Pilates é muito completa. Isso porque trabalha nosso corpo de forma integrativa, na união entre corpo e mente. Dessa forma, enquanto tonifica sua musculatura você colhe benefícios à saúde do seu corpo, e da sua mente também.
Hoje em dia você pode praticar Pilates nos diversos estúdios espalhados ao redor do país ou, de forma mais simplificada, em aulas online através do YouTube ou aplicativos para celulares e tablets. Quanta facilidade, não é mesmo?
Você já praticou Pilates? Se sim, conta pra gente, nos comentários, o que você mais gosta nessa prática.
One Comment
Comments are closed.
[…] LEIA TAMBÉM: Conheça dos Benefícios do Pilates […]